sábado , 16 dezembro 2017
Home / Saúde / Servidores públicos de Mandaguari realizam exame médico ocupacional

Servidores públicos de Mandaguari realizam exame médico ocupacional

Os mais de mil servidores públicos municipais de Mandaguari estão realizando esta semana o exame médico ocupacional, que estão sendo realizados por uma empresa especializada. Além da importância na detecção precoce de doenças e na promoção da saúde individual, os resultados dos exames fornecerão um conjunto de dados úteis para direcionar políticas e ações voltadas à saúde do servidor.

O exame médico periódico é um serviço gratuito e um direito do trabalhador público, previsto em legislação. Os custos serão arcados pelo Município, que contratou, mediante processo de licitação, a empresa especializada para a realização do serviço.

Exame médico ocupacional é a avaliação que determina se o trabalhador está apto a assumir determinada função ou se sua saúde sofreu algum dano durante o período de permanência na empresa. Sua obrigatoriedade está prevista no artigo 168 da CLT.

O objetivo dos exames, realizados no âmbito do PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional), é zelar pela saúde física e mental dos empregados prevenindo lesões e doenças ocupacionais e profissionais.

A realização dos exames não é apenas um dever do empregador, mas também um direito do empregado. Além de garantir que sua saúde não será prejudicada por exercer uma função para a qual não está apto, diminui as chances de sofrer arbitrariedades por causa de uma doença ou acidente.

Os exames também são do interesse do empregador, pois: diminuem as faltas por motivo de doença; dificultam fraude de atestados médicos; reduzem a ocorrência de acidentes; garantem a adequação dos funcionários a suas funções.

 

Veja Também

Encerradas as atividades do projeto “Eu sou, eu pertenço

Foram encerradas nesta terça-feira (5), no Módulo Cultural o as atividades de 2017 do Projeto ...