sábado , 16 dezembro 2017
Home / Destaque / Eleição da nova Diretoria da Amusep será no próximo dia 15

Eleição da nova Diretoria da Amusep será no próximo dia 15

No dia 15 de dezembro (uma sexta-feira), os prefeitos das cidades da área de abrangência da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep) vão eleger a nova Diretoria da entidade.A eleição ocorrerá na Câmara Municipal de Floraí, a partir das 15h30. O prazo para a inscrição de chapas termina ao meio-dia do dia 13. O calendário eleitoral foi anunciado, no dia 30 de novembro, à tarde, durante reunião itinerante realizada em Itaguajé.

De acordo com o Estatuto Social, são 13 cargos a serem ocupados. Presidente, primeiro vice, segundo vice, e 10 no Conselho Fiscal, sendo cinco titulares e cinco suplentes. Com um discurso de união e fortalecimento da Amusep, os prefeitos presentes na reunião itinerante de Itaguajé sinalizaram para a composição de uma chapa de consenso, com candidato único.

O prefeito de Maringá, Ulisses Maia, destacou que o momento é de manter a coesão e a mobilização na defesa dos interesses da região. Principalmente, em função das eleições do ano que vem. “Temos que elaborar uma pauta de caráter regional; apresentá-la aos candidatos; e convencê-los a adotar nossas reivindicações como prioridades nos planos de governos deles”, ressaltou.

Rogério Aparecido Bernardo, prefeito de Ângulo, concorda. “Temos uma entidade reconhecida. Precisamos mantê-la como referência”, reforçou. Walter Volpato, de Sarandi, acrescentou que reúne um “vasto” patrimônio a ser preservado. Ademir Luiz Maciel, o Dê, de Floresta, afirmou que, “apenas”, a ação, conjunta e coordenada, resulta em benefícios coletivos para a comunidade.

No papel de anfitrião dos colegas, o prefeito de Itaguajé, Crisógono Noleto e Silva Júnior, o Juninho, declarou que, para ele, um político sem experiência na vida pública, a Amusep é “vital” para o sucesso do mandato dele. André Luís Bovo, de São Jorge do Ivaí, frisou que a ação política de entidade, “sem cores partidárias”, deve imperar e que a próxima diretoria precisa se espelhar no trabalho desenvolvido pela atual, sob a Presidência do prefeito de Floraí, Fausto Eduardo Herradon.

Condução brilhante

O desempenho da atual administração da Amusep, aliás, foi uma das tônicas da reunião itinerante de Itaguajé. Os prefeitos que fizeram uso da palavra elogiaram o processo de saneamento das despesas conduzido pelo presidente. Citaram as reuniões setoriais

promovidas nas áreas da Educação, Contabilidade e Jurídica para aprimorar e atualizar os servidores, que atuam nas respectivas funções. Avaliaram como oportunos os temas tratados nos encontros da Associação. “O Fausto é uma grata revelação. Conduz a nossa entidade de forma brilhante”, resumiu Ulisses Maia, de Maringá.

Presenças valiosas

A presença de 17 prefeitos na reunião itinerante também foi motivo de comentários. Para o presidente Fausto, quando o prefeito Juninho solicitou o encontro em Itaguajé, ele tinha certeza da participação de um bom público. “É uma resposta ao trabalho e à competência com que o Juninho administra o município”, afirmou.

Para o prefeito anfitrião, recepcionar tantos colegas foi um “excelente” presente de aniversário no dia em que Itaguajé completou 62 anos de instalação do município. “Em uma quinta-feira, contar com a presença valiosa dos prefeitos e o carinho de todos vocês, é muito mais do que gratificante. É de um valor inestimável”, frisou.

Arrecadação

Além da divulgação do calendário eleitoral da Amusep, durante a reunião itinerante duas empresas de Tecnologia da Informação apresentaram sistemas e aplicativos que ajudam a reduzir a burocracia, aumentar a arrecadação, coibir a sonegação, e elaborar relatórios para auxiliar a tomada de decisões dos gestores públicos. São produtos voltados para a emissão de Nota Fiscal Eletrônica e melhorar o desempenho dos setores de fiscalização das prefeituras.

Outro tema da reunião itinerante foi o convite para os presentes participarem do II Encontro de Prefeitos do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema, realizado no dia seguinte (1º/12), em Londrina. Edson Palotta Netto, do Instituto das Águas do Paraná, falou sobre o quanto o evento era importante. O prefeito de Mandaguaçu, Maurício Aparecido da Silva, o professor Índio, que preside o Comitê da Bacia Hidrográfica do Piraponema, disse que participaria e estaria à disposição para repassar as informações e compartilhar os assuntos debatidos no Encontro.

Pesca ao Tucunaré

Encerrada a reunião itinerante, os prefeitos foram convidados a conhecer a estrutura do V Torneio de Pesca ao Tucunaré. Uma tradição em Itaguajé, o evento integra as festividades em

comemoração ao aniversário do município. Durante três dias, são realizados shows artísticos; há exposição de produtos náuticos e automotores; praça de alimentação; e parque de diversão.

O ponto alto do Torneio ocorre no sábado, quando os pescadores colocam os barros nas águas da represa da Usina Hidrelétrica de Taquaruçu e saem em busca dos melhores exemplares de Tucunaré. Na edição deste ano, mais de 650 inscritos, representando os estados do Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul, participaram do evento.

Os melhores pescadores recebem troféus. Os inscritos concorreram ainda ao sorteio de uma lancha, um motor de popa, dois barcos de alumínio e duas varas com carretilha. “São mais de 70 mil reais em prêmios”, destacou o prefeito Juninho.

Veja Também

Ex vereador é acusado de disparo de arma de fogo em Mandaguari

A  Polícia Militar de Mandaguari foi solicitada a comparecer  na Rua Jorge Hamessi, na Vila ...