terça-feira , 19 junho 2018
Home / Destaque / Revitalização da Praça Tiradentes será inaugurada na sexta-feira (2)

Revitalização da Praça Tiradentes será inaugurada na sexta-feira (2)

As famílias de Mandaguari vão ganhar uma nova Praça Tiradentes (Bom Pastor) a partir da próxima sexta-feira (2 de fevereiro), com a inauguração, a partir das 17 horas, da revitalização e modernização daquele espaço público, que se transforma num verdadeiro centro de convivência para todas as gerações.

Trata-se de uma das mais antigas e conhecidas de Mandaguari, que está sendo revitalizada através de numa parceria entre o Governo Federal e a Prefeitura. Inaugurada na década de 1960, a praça necessitava de melhorias há anos. O projeto arquitetônico transformou o local num centro de convivência para toda a comunidade, contando com paisagismo e piso diferenciado, além de outros equipamentos como playground infantil mesas para jogos e área para recreação infantil. O novo ambiente proporcionará condições ideais o convívio harmonioso de todas as gerações. “Estamos devolvendo mais uma praça às, assim como já aconteceu com outros espaços, como por exemplo as praças Independência, que ganhou playground e nos próximos dias terá um ATI, além das menores como no caso da Praça do Povo, no Conjunto Max Kauffman (Popular I)”, frisa o prefeito Romualdo Batista.

Suas construções com arquitetura moderna abrigarão cinco quiosques individuais cada, com banheiros e área coberta para o atendimento dos clientes. Outro fator interessante é que o Ponto de Táxi será integrado à praça. A praça é dotada de iluminação especial com lâmpadas de LED, sendo uma das primeiras da região a implantar este sistema, que proporciona economia de energia, durabilidade, segurança e conforto tanto para as famílias que frequentarão o local.

HISTÓRIA

         Um dos mais antigos espaços públicos de Mandaguari, a Praça Tiradentes que, apesar do nome, é chamada por todos de Bom Pastor, por conta da Paróquia do mesmo nome localizada em frente ao espaço, foi inaugurada oficialmente na década de 1960. O nome de Tiradentes, no entanto, foi aprovado pela Câmara Municipal em abril de 1955, na administração de João Ernesto Ferreira. Era a Praça da Estação (André Rebouças) e passou então a se chamar Tiradentes, conforme Lei Municipal 3/55.

ESPAÇO IMPORTANTE

A importância das praças como local público vem desde a antiguidade. As cidades eram construídas partindo de um centro de convivência e de encontros que determinava toda a distribuição do espaço. A importância histórica das praças é comumente lembrada em livros da atualidade ao mencionar as ágoras gregas e os fóruns romanos, demonstrando o espaço como local de intensa manifestação popular. No Brasil, as praças que se assemelham às celebradas praças medievais são raras, aqui o espaço seco é caracterizado com largo, pátio e outros.

A praça é um local de beleza, memória, constituindo a alma da cidade. Nela se encontram marcos referenciais, projetos paisagísticos que estimulam o convívio. Hoje em dia, além de se constituírem de um espaço não construído dentro da malha urbana elas carregam diversas funções e benefícios ao bem estar social. Rompem a homogeneidade urbana como pontos de descompressão entre as edificações que as envolvem.

Assessoria de Imprensa - Prefeitura Municipal de Mandaguari

Veja Também

Jovem de 20 anos morre de infarto em Mandaguari

Um fato lamentável no inicio da tarde deste sabado (16), onde por volta das 13horas, ...