quarta-feira , 17 outubro 2018

CRAS realiza evento em homenagem às mulheres

No próximo dia 15 de março (quinta-feira) o CRAS – Centro de Referência da Assistência Social de Mandaguari realizará um evento em comemoração ao Dia Internacional da Mulher (8 de março). O “Chá das Mulheres”, acontecerá no Centro de Convenções “Décio Bacelar”, as 13h30.

O evento está sendo promovido com apoio da Prefeitura, através da Secretaria e Assistência Social, em parceria com o CREAS e Espaço Conviver. O público-alvo será as mulheres em situação de vulnerabilidade social atendidas por estes serviços. Quanto a programação, o evento contará com uma apresentação
cultural; com uma palestra informativa com a representante da Secretaria da Mulher de Maringá, Anne Gomes; e com a realização de um bingo ao final.

Será uma oportunidade de discutir a respeito dos direitos sociais conquistados pelas mulheres no decorrer da história, bem como sobre os papéis sociais por elas assumidos. Será também um espaço de convívio comunitário e de fortalecimento do vínculo entre elas.

O Dia da Mulher é a celebração das conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres ao longo dos anos, sendo adotado pela Organização das Nações Unidas e, consequentemente, por diversos países.

ORIGEM DO DIA

A luta das mulheres por melhores condições de vida e trabalho começou a partir do final do século XIX, principalmente na Europa e nos Estados Unidos. As jornadas de trabalho de 15 horas diárias e a discriminação de gênero eram alguns dos pontos que eram debatidos pelas manifestantes da época.

De acordo com registros históricos, o primeiro Dia da Mulher foi celebrado nos Estados Unidos em maio de 1908 (Dia Nacional da Mulher), onde mais de 1.500 mulheres se uniram em prol da igualdade política e econômica no país.

No entanto, o 8 de março teve origem com as manifestações das mulheres russas por melhores condições de vida e trabalho, durante a Primeira Guerra Mundial (1917). A manifestação que contou com mais de 90 mil russas ficou conhecida como “Pão e Paz”, sendo este o marco oficial para a escolha do Dia Internacional da Mulher no 8 de março, porém somente em 1921 que esta data foi oficializada.

Após a Guerra e a Segunda Revolução Industrial, as indústrias incorporaram as mulheres para mão-de-obra, e devido às condições insalubres de trabalho, os protestos eram frequentes.

Por muito tempo, a data foi esquecida e acabou sendo recuperada somente com o movimento feminista nos anos 60. A Organização das Nações Unidas, por exemplo, somente reconheceu o Dia Internacional da Mulher em 1977. Atualmente, além do caráter festivo e comemorativo, o Dia Internacional da Mulher ainda continua servindo como conscientização para evitar as desigualdades de gênero em todas as sociedades.

 
Assessoria de Imprensa - Prefeitura Municipal de Mandaguari

Veja Também

QUINTA-FEIRA TEM MAIS UMA PESQUISA PRESIDENCIAL

O instituto Datafolha registrou pesquisa presidencial com previsão para ser divulgada na quinta-feira, 18. A ...