terça-feira , 19 junho 2018
Home / Destaque / CRAS realiza evento em homenagem às mulheres

CRAS realiza evento em homenagem às mulheres

No próximo dia 15 de março (quinta-feira) o CRAS – Centro de Referência da Assistência Social de Mandaguari realizará um evento em comemoração ao Dia Internacional da Mulher (8 de março). O “Chá das Mulheres”, acontecerá no Centro de Convenções “Décio Bacelar”, as 13h30.

O evento está sendo promovido com apoio da Prefeitura, através da Secretaria e Assistência Social, em parceria com o CREAS e Espaço Conviver. O público-alvo será as mulheres em situação de vulnerabilidade social atendidas por estes serviços. Quanto a programação, o evento contará com uma apresentação
cultural; com uma palestra informativa com a representante da Secretaria da Mulher de Maringá, Anne Gomes; e com a realização de um bingo ao final.

Será uma oportunidade de discutir a respeito dos direitos sociais conquistados pelas mulheres no decorrer da história, bem como sobre os papéis sociais por elas assumidos. Será também um espaço de convívio comunitário e de fortalecimento do vínculo entre elas.

O Dia da Mulher é a celebração das conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres ao longo dos anos, sendo adotado pela Organização das Nações Unidas e, consequentemente, por diversos países.

ORIGEM DO DIA

A luta das mulheres por melhores condições de vida e trabalho começou a partir do final do século XIX, principalmente na Europa e nos Estados Unidos. As jornadas de trabalho de 15 horas diárias e a discriminação de gênero eram alguns dos pontos que eram debatidos pelas manifestantes da época.

De acordo com registros históricos, o primeiro Dia da Mulher foi celebrado nos Estados Unidos em maio de 1908 (Dia Nacional da Mulher), onde mais de 1.500 mulheres se uniram em prol da igualdade política e econômica no país.

No entanto, o 8 de março teve origem com as manifestações das mulheres russas por melhores condições de vida e trabalho, durante a Primeira Guerra Mundial (1917). A manifestação que contou com mais de 90 mil russas ficou conhecida como “Pão e Paz”, sendo este o marco oficial para a escolha do Dia Internacional da Mulher no 8 de março, porém somente em 1921 que esta data foi oficializada.

Após a Guerra e a Segunda Revolução Industrial, as indústrias incorporaram as mulheres para mão-de-obra, e devido às condições insalubres de trabalho, os protestos eram frequentes.

Por muito tempo, a data foi esquecida e acabou sendo recuperada somente com o movimento feminista nos anos 60. A Organização das Nações Unidas, por exemplo, somente reconheceu o Dia Internacional da Mulher em 1977. Atualmente, além do caráter festivo e comemorativo, o Dia Internacional da Mulher ainda continua servindo como conscientização para evitar as desigualdades de gênero em todas as sociedades.

 
Assessoria de Imprensa - Prefeitura Municipal de Mandaguari

Veja Também

Jovem de 20 anos morre de infarto em Mandaguari

Um fato lamentável no inicio da tarde deste sabado (16), onde por volta das 13horas, ...