sábado , 23 junho 2018
Home / Destaque / Prefeitura alerta: descarte de lixo irregular é crime ambiental

Prefeitura alerta: descarte de lixo irregular é crime ambiental

Mesmo com os significativos avanços na coleta seletiva nos últimos anos em Mandaguari, alguns moradores insistem em descartar todo tipo de detritos em ruas de bairros e às margens de estradas rurais do município. Diante disso, a Prefeitura, por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Turismo, passou a fotografar os locais e a registrar Boletim de Ocorrência na Polícia Civil.

Esta semana dois boletins foram registrados. O primeiro relativo ao descarte ilegal de resíduos sólido e mineral na Rua José Sofia, no cruzamento com a Estrada Cambota, na Vila Vitória. O outro registro foi na Rua Miguel Garcia Gomes, No Jardim Boa Vista. Vale ressaltar que em praticamente todas as vias rurais são encontrados restos de comida, caixas de leite longa vida, entulho de construção, roupas usadas, calçados, móveis, entre outros. Diante do fato a Prefeitura de Mandaguari pede aos moradores que preservem as margens das estradas rurais, não jogando lixo e outros objetos.

COLETA – Atualmente a Prefeitura coloca à disposição dos moradores, além da coleta normal do lixo orgânico, que é levado para o aterro sanitário, a coleta seletiva, numa parceria com a ACAMAN (Associação dos Catadores de Recicláveis de Mandaguari), que também recolhe utensílios inutilizados como sofás, por exemplo. Galhos também são recolhidos através de terceirizados e o município também possui o serviço particular autorizado para o recolhimento de entulhos e restos de construção.

“Não é possível que, com todas estas possibilidades, ainda tenhamos cidadãos descartando todo tipo de material em vias públicas”, observa o secretário do Desenvolvimento Econômico, Ivan Carlos de Moraes, acrescentando que “é preciso que a população colabore na identificação dos responsáveis por estes atos ilegais, anotando placas e características de veículos quando depararem com este tipo de situação”.

Existe penalidade para quem joga lixo em vias públicas, de acordo com o Artigo 6º a Lei nº 1410/2008. Além disso, essa poluição é considerada crime ambiental. Entretanto, a maior dificuldade é identificar os infratores. Quem presenciar alguém jogando lixo às margens das estradas rurais deve denunciar ao telefone 3233-8400, ramais 419,433 e 452 (Departamento do Meio Ambiente) ou através do e- mail meioambiente@mandaguari.pr.gov.br. Os contatos da ACAMAN são: (44) 3133-3344 e 99948-2697.

 

Assessoria de Imprensa - Prefeitura Municipal de Mandaguari

Veja Também

Acadêmicos da FAFIMAN doam fraldas para o asilo

No dia 17 de junho, acadêmicos da FAFIMAN entregaram fraldas geriátricas ao Asilo São Vicente ...