sexta-feira , 14 dezembro 2018
Home / Destaque / Prefeitura realiza teste de solo nas ruas do Jardim Cristina

Prefeitura realiza teste de solo nas ruas do Jardim Cristina

A Prefeitura do Município de Mandaguari, através do setor de Engenharia da Secretaria de Urbanismo, Obras e Serviços Públicos, está realizando os testes de solo nas ruas do Jardim Cristina que ainda não são pavimentadas. O objetivo do estudo é a viabilização de um projeto mais amplo a ser enviado para o PARANACIDADE, órgão da Secretaria De Desenvolvimento Urbano do Paraná, responsável pela aprovação de projetos e recursos para os municípios na área de infraestrutura.

O ensaio de CBR (California Bearing Ratio) está sendo realizado para o dimensionamento do pavimento, é uns dos maiores aliados no que se diz respeito a qualidade e economia no revestimento rígido sobre o solo, no caso o asfalto. Mesmo com um custo baixo em relação aos custos totais de uma obra e com um tempo razoável para a apresentação e análise dos resultados, esse ensaio evita que uma obra corra o risco de ser entregue com um pavimento de baixa qualidade e que certamente irá apresentar fissuras, recalques e até uma vida útil abaixo do esperado.

CBR – Em 1939 o ensaio do Índice de Suporte Califórnia, mais conhecido como ensaio de CBR, foi desenvolvido pelo engenheiro O. J. Porter, e posteriormente aprimorado pelo United States Corps of Engineers (USACE), com o objetivo de integrar no dimensionamento de pavimentos rodoviários, determinando a capacidade de suporte de um solo compactado.

Em 1966, introduzido no Brasil pelo engenheiro Murillo Lopes de Souza, por ser um ensaio que melhor se adaptava à realidade brasileira na época, o ensaio de CBR rapidamente disseminou-se pelo país. Atualmente, é regido pela ABNT: NBR 9895/87.

 

Veja Também

Moto com alerta de furto é apreendida na Vila Vitória

13/12/2018 00:00 FURTO SIMPLES (CONSUMADO) Local: JOSE SOFIA, VILA VITORIA, MANDAGUARI VEICULO APREENDIDO: MOTOCICLETA HONDA ...