quarta-feira , 25 Abril 2018
Home / Destaque / Cida Borghetti assume o governo do Paraná dia 7

Cida Borghetti assume o governo do Paraná dia 7

O governador Beto Richa anuncia nesta segunda sua renúncia ao cargo. Ele deixará o mandato para se candidatar ao Senado pelo PSDB. De acordo com a lei eleitoral, caso queira ser candidato, Beto precisa abandonar o governo até o dia sete de abril, quando faltam seis meses para a eleição

O anúncio da candidatura (e da renúncia) será feito por Richa depois de uma reunião com seu secretariado, marcada para a manhã desta segunda. A decisão foi tomada depois de meses de muita negociação e suspense.

A vice-governadora, Cida Borghetti, assume o cargo provavelmente no dia 7. Poderá assim ficar nove meses no cargo. Candidata ao governo, passa a figurar na disputa como pretendente à reeleição – e obviamente terá com isso suas chances aumentadas.

Dúvidas

Richa chegou a dar sinais de que permaneceria até o fim do governo. Segundo ele, a gestão está em um bom momento, já que o ajuste fiscal permitiu que agora ele inaugure obras e anuncie investimentos. Agora, esse “bom momento” será herdado pelo grupo de Cida Borghetti e de seu marido, o ministro da Saúde, Ricardo Barros.

Porém, o que mais pesava na decisão era sair do governo e deixar o comando do estado justamente num momento crítico. O grupo de Beto está rachado, e deve ter no mínimo dois candidatos ao governo. Além de Cida, Ratinho Jr. também é pré-candidato.

Richa, ao sair, terá de optar por fazer chapa com um dos dois, rachando de vez a base. Porém, por outro lado, ao sair do governo, permite que o filho, Marcello, seja candidato a deputado estadual; e que o irmão, Pepe, saia para deputado federal.

Veja Também

Mandaguari recebe escavadeira hidráulica para atender a zona rural

Desde a criação da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento de Mandaguari em 2013, foram ...