sexta-feira , 14 dezembro 2018
Home / Destaque / Grupo de dentistas voluntários levam projeto nacional aos idosos no Espaço Conviver

Grupo de dentistas voluntários levam projeto nacional aos idosos no Espaço Conviver

O grupo Qualidade em Saúde, que realiza a maior ação social de saúde bucal para idosos em todo País, esteve na última sexta-feira (23) no Espaço Conviver, um projeto da Prefeitura do Município de Mandaguari, coordenado pela Secretaria de Assistência Social e que atende crianças, adolescentes e idosos.

A “Campanha Nacional de Check-up Melhor Idade” atendeu dezenas de mandaguarienses que buscam melhor qualidade de vida e que sabem que envelhecer não é fácil. Hábitos de uma longa vida, necessidades específicas da idade e as diversas mudanças hormonais impactam a saúde do idoso. “A saúde bucal também sofre com tantas mudanças. Cuidar e prevenir dentes saudáveis por toda vida exige sobretudo acesso a informação e o diagnóstico precoce das doenças da boca”, explicam os dentistas Giselle Cancine Pupio e Leandro Pupio, que coordenaram a ação. De Maringá vieram a dentista Patrícia Andrade, acompanhada de Rodrigo Bertoni. O casal de dentistas Gilberto Katsuhiko Kumagai e Paula Alexandra Farinha Kumagai, também foram voluntários no trabalho realizado em Mandaguari.

“Contamos com a colaboração da Secretaria de Saúde, que realizou a aferição de pressão e o teste de glicemia”, ressalta a coordenadora do Espaço Conviver”, Adriana Morganiça Gariani, que agradeceu também o apoio da secretária de Assistência Social do município, Gisele Knupp também esteve presente durante a ação dos voluntários do projeto.

Com a realização do check-up digital, que é a soma de diversos exames como fotografias em alta definição dos dentes, radiografias e outros, pode-se evitar o aparecimento de muitas doenças bucais, pois ao detectar previamente uma doença em estágio inicial o dentista já pode interferir, fazendo com que o tratamento seja bem mais rápido, sem dor e até mesmo mais barato. Através da boca muitas outras doenças podem chegar ao organismo e por isso o acompanhamento contínuo de um dentista é muito importante. Problemas na gengiva, inflamações, podem, em um estágio mais grave, chegar à corrente sanguínea e afetar outros órgãos, por isso a atenção deve estar redobrada.

ESPAÇO

O Espaço Conviver, um serviço de convivência e fortalecimento de vínculos oferece oficinas para crianças, adolescentes e idosos.

O público prioritário do projeto são pessoas em situação de isolamento, vivência de violência e/ou negligência; trabalho infantil; fora da escola ou com defasagem escolar superior a 2 anos; em situação de acolhimento; em cumprimento de medida socioeducativa em meio aberto; egressos de medidas socioeducativas; situação de abuso e/ou exploração sexual; com medidas de proteção do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente); crianças e adolescentes em situação de rua; vulnerabilidade que diz respeito às pessoas com deficiência. Também serão realizadas oficinas de Jardinagem, Horticultura, Musicalização (canto e instrumentos musicais), Circo, Teatro, Dança, Artesanato, Informática, Ginástica, entre outras.

   

SERVIÇO

O Espaço Conviver está localizado na Rua Rufino Maciel, 69, em frente ao antigo Hospital Rural. O telefone para contato: (44) 3233-1112.

Veja Também

Moto com alerta de furto é apreendida na Vila Vitória

13/12/2018 00:00 FURTO SIMPLES (CONSUMADO) Local: JOSE SOFIA, VILA VITORIA, MANDAGUARI VEICULO APREENDIDO: MOTOCICLETA HONDA ...