quarta-feira , 26 setembro 2018

Mandaguari vai receber o Ônibus Lilás, uma unidade móvel de atenção à violência contra as mulheres

A unidade móvel de atenção à violência contra as mulheres, o Ônibus Lilás, da Secretaria da Família e Desenvolvimento Social, estará em Mandaguari no dia 6 de abril próximo, numa ação que envolve a Prefeitura, por intermédio da Secretaria de Assistência Social, CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), Pode Judiciário, Conselho da Comunidade e outros parceiros.

O evento acontecerá das 13h00 às 17h00 na Praça Independência, precedida de uma carreata pelo centro da cidade. Haverá também atendimento e orientações às mulheres atendidas pela Rede de Serviço Socioassistenciais do Município, pela técnicas do CERAS e do CRAS; ato da não violência contra as mulheres, com Paulo Campagnolo, professor de Literatura e Artes da Comunidade Social Cristã Beneficente (CSCB); exposição de arte sobre a temática, com a Comunidade Social Cristã Beneficente; e apresentação de dança com as crianças do Espaço Conviver.

Segundo a organização, a ação tem como iniciativa ser um instrumento para redução da aceitação da violência de gênero, que se expressa pela impunidade e descaso da sociedade. Visa também potencializar o processo de reversão de opiniões conservadoras da sociedade, que até bem pouco tempo mantinha-se omissa à violência contra as mulheres. Hoje a Lei Maria da Penha é uma das mais conhecidas do Brasil, colaborando para a visibilidade deste grave problema.

Por isso mobilizar é convocar vontades para atuar na busca de um propósito comum de favorecer a luta pelo combate a qualquer forma de violência contra a mulher, por que a violência é a violação de direito humano fundamental que, na maioria das vezes, constitui um dos maiores obstáculos para a realização da plena igualdade de direitos.

Desde que foi lançado, em 2015, o Ônibus Lilás já atendeu 11,5 mil mulheres. Os veículos foram adotados para ampliar a prestação de serviços públicos a mulheres distantes dos centros urbanos e também encaminha situações a outros órgãos, quando necessário.

 

Veja Também

Ameaça no Jardim Cristina e roubo de bateria no Esplanada

Local: MARIA DOLORES GARCIA, JARDIM CRISTINA, MANDAGUARI VÍTIMA: H. R. O. 25 anos No local ...