quinta-feira , 24 Maio 2018
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Ministério realiza pesquisa com usuários do CRAS de Mandaguari

A Secretaria Nacional de Assistência Social, órgão ligado ao Ministério do desenvolvimento Social, está realizando a Pesquisa de Satisfação dos Usuários do CRAS – Centro de referência da Assistência Social – de Mandaguari. O trabalho está sendo realizado em parceria com a Universidade Federal de Minas gerais (UFMG) e SCIENCE – Sociedade para o Desenvolvimento da Pesquisa Científica, em concordância com o artigo 105 do Capítulo VII, da Seção III da Norma Operacional Básica da Assistência Social – NOB/SUAS – Sistema Único de Assistência Social.

A pesquisa, que inclui entrevistas e abordagem de usuários do CRAS, tem caráter amostral e pretende compreender a percepção de satisfação para auxiliar no aprimoramento das estratégias de implantação, capacitação e regulação da política de assistência social. Os itens a serem avaliados são: eficiência ou agilidade; segurança e confiabilidade; infraestrutura ou tangibilidade; atenção ou empatia; e capacitação ou resolutividade.

Os dados da pesquisa serão disponibilizados para gestores e para a comunidade acadêmica, e visa subsidiar o entendimento e a posterior formulação de melhorias dos serviços prestados pelos CRAS. Pretende-se repetir a pesquisa bianualmente. A cada vez um tema diferente deverá ser abordado, porém algumas questões básicas serão repetidas para que possamos acompanhar o processo de mudanças na comunidade. Solicitaremos informações sobre condições socioeconômicas tais como: renda, idade, estrutura familiar, escolaridade, e também sobre temas importantes como satisfação, qualidade do atendimento, uso dos espaços dos CRAS etc.

OBJETIVO

Porque fazer uma pesquisa de Satisfação? A cada dia são tomadas decisões, que afetam a vida de centenas de pessoas e envolvem muito dinheiro. As pessoas que tomam as decisões nem sempre têm todas as informações necessárias para fazer a melhor escolha. A par􀆟r desta pesquisa colocaremos à disposição da população informações que não poderiam ser obtidas de outro modo.

Através de uma pesquisa como esta, na qual uma ampla amostra de pessoas será entrevistada em intervalos regulares de tempo, importantes informações podem ser dadas sobre valores, atitudes e perfil das pessoas atendidas pelo SUAS. Portanto, esses dados serão muito importantes para melhor informar os dirigentes governamentais, cujas decisões afetam a vida de todos nós, assim como para aqueles interessados em conhecer melhor quem são e o que pensam as pessoas usuárias dos serviços dos CRAS. O MDS tornará públicos os achados estatísticos desta pesquisa.

 

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