quinta-feira , 24 Maio 2018
Home / Destaque / Mandaguari ainda não atingiu a meta de vacinação contra a gripe

Mandaguari ainda não atingiu a meta de vacinação contra a gripe

 

A Secretaria de Saúde, através do setor de Epidemiologia, divulgou nesta quarta-feira, 16 de maio, um balanço da vacinação contra a gripe (Influenza). A cobertura vacinal até esta data era de 72,02% (3.413 pessoas), sendo que a meta é vacinar pelo menos 85% do público alvo da campanha, que se estenderá até o dia 1º de junho. A vacina está disponível nas 8 unidades de saúde e no Setor de Imunização na Secretaria de saúde.

Podem ser vacinadas crianças de seis meses até quatro anos onze meses e vinte nove dias; idosos acima de 60 anos; gestantes; puérperas até 45 dias após o parto; trabalhador da saúde; pessoas portadoras de doenças crônicas (estes tem a necessidade de prescrição médica especificando o motivo da vacina); professores de escola públicas e privadas; e pessoas do Sistema Prisional (detentos e funcionários).

Do público alvo a ser vacinado o que mais preocupa são as gestantes. Já que, até agora foram vacinas apenas 15 mulheres, o que corresponde a 43,02% do total. Com relação às crianças o número ainda é baixo, já que foram imunizadas 930, o que representa 50,96%. Entre as puérperas (mulheres que deram à luz muito recentemente) o total vacinado foi de 40 mulheres (68,97%).  Entre os idosos o número de imunizados é mais significativo: receberam a vacina 3.413 pessoas (74,54%). Já os trabalhadores em saúde compareceram 100% para serem vacinados, num total de 556 pessoas.

DICAS PARA PREVENÇÃO

O vírus influenza é transmitido pelo contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com boca, olhos e nariz. Cuidados simples ajudam na prevenção: lavar as mãos várias vezes ao dia; cobrir o nariz e a boca com lenço descartável ao tossir ou espirrar; não compartilhar objetos de uso pessoal; além de evitar locais com aglomeração de pessoas.

Veja Também

Homem é encontrado morto em residência no Esplanada

Um homem que  morava sozinho em sua residência, na rua João Favoreto no Jardim Esplanada ...