quarta-feira , 12 dezembro 2018
Home / Destaque / Dia Mundial sem Tabaco alerta sobre doenças cardíacas

Dia Mundial sem Tabaco alerta sobre doenças cardíacas

No Dia Mundial sem Tabaco, comemorado em 31 de maio (quinta-feira), a Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta sobre a relação entre tabaco e doenças cardiovasculares (DCV). O hábito de fumar é, com certeza, um dos que mais traz danos à saúde. O objetivo da data é conscientizar a população sobre os efeitos nocivos do cigarro e oferecer ajuda para quem deseja parar de fumar.

CHAMAR A ATENÇÃO – Desde 1987, a OMS criou o Dia Mundial Sem Tabaco para chamar a atenção de governos e da população para os problemas causados pelo tabagismo, considerado a principal causa de morte evitável no mundo. Só no Brasil, 156 mil pessoas morrem todos os anos devido a doenças e complicações relacionadas ao fumo.

MANDAGUARI – Em Mandaguari, a Secretaria de Saúde mantém um projeto oferece tratamento para as pessoas que querem parar de fumar. Coordenado pela médica Martha Borges Cavalcante desde 2010, já atendeu mais de 350 pessoas. Para coordenar o projeto, Martha se capacitou no INCA – Instituto Nacional do Câncer, em São Paulo. E nesta semana está participando de um curso sobre o assunto na cidade de Maringá.

O projeto, que está temporariamente paralisado, é realizado na Clínica da Mulher do centro da cidade, ao lada da Secretaria de Saúde. As reuniões acontecem nas quintas-feiras a tarde e a frequência é um dos principais fatores para que o tratamento obtenha sucesso. O esposo da profissional, Advanir Costa, também participa dos encontros, mas com o foco nas famílias das pessoas que buscam deixar de vez o tabagismo. A paralisação se deu por conta da falta da medicação, que é enviada pelo Ministério da Saúde. “Estão realizando os levantamentos para o recebimento desta medicação e assim que for normalizada, vamos retomar o programa”, explica Dra. Martha.

Veja Também

Agora é de forma oficial nova secretária assume pasta da saúde

Assumiu oficialmente o cargo de secretária da Saúde do município de Mandaguari, a nutricionista Vanessa ...