quarta-feira , 17 outubro 2018

Professor da FAFIMAN debate papel do trabalhador na identidade local em congresso internacional

O professor dr. Bruno Sanches Mariante da Silva, do Departamento de História da FAFIMAN, participou de eventos acadêmicos no Rio de Janeiro, durante o mês de julho.

Nos dias 16 a 20 de julho, fez o curso de inverno “Trabalhadores e saúde em perspectiva histórica”, promovido pela Casa de Oswaldo Cruz na Fundação Oswaldo Cruz no Rio de Janeiro. O objetivo foi estudar as questões relativas à saúde, assistência e bem estar de trabalhadores e trabalhadoras no Brasil desde a escravidão até a implantação e manutenção do SUS, passando pelo trabalhismo de Vargas e por questões de história da loucura no Brasil.

O segundo evento aconteceu entre os dias 25 a 28 de julho: XIV Congresso Internacional da Associação de Estudos Brasileiros (BRASA), realizado na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO), no qual apresentou o trabalho: “Mulheres, crianças e trabalhadores(as) na identidade local: uma análise do conjunto monumental na praça 1º de maio em Londrina – PR”.

Esse congresso foi organizado pela BRASA – Brasilian Studies Association, que é a maior associação de estudiosos de história do Brasil situada fora do Brasil, sendo sua sede nos Estados Unidos. Segundo o professor Bruno: “O Congresso de porte internacional e contando com muitos participantes propiciou o intercâmbio de ideias e o amadurecimento de determinadas perspectivas de pesquisa.

Veja Também

O mandaguariense Roberto Fonseca negocia sua permanência no Londrina em 2019

Mesmo ainda faltando sete rodadas e o Londrina vivo na série B, o clube e ...