terça-feira , 23 julho 2019
Home / Destaque / Cocari aborda qualidade e produtividade no Dia de Campo

Cocari aborda qualidade e produtividade no Dia de Campo

Produtores da região cafeeira na área de atuação da Cocari no Paraná estiveram reunidos nesta quarta-feira (29/08) para a realização do Dia de Campo de Café. O evento contou com palestras técnicas na Associação Atlética Cocari e visitação às áreas demonstrativas localizadas no Centro Tecnológico Cocari, ambos em Mandaguari.

Qualidade e produtividade – No período da manhã, as palestras trouxeram informações e atualizaçõesaos cafeicultores. Os temas abordados foram Qualidade do café pós-colheita, ministrada por Denilson Fantin e Francisco Barbosa Lima, do Iapar (Instituto Agronômico do Paraná) e Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), e Nutrição do café para altas produtividades, com o instrutor João Miguel Ruas, da Yara Fertilizantes.

Tecnologias – O objetivo da Cocari, ao realizar o dia de campo, é oportunizar aprendizado. “Nosso intuito é de contribuir para a melhoria das lavouras de nossos cooperados, tanto na qualidade do produto, como no aumento da produtividade, por meio das tecnologias que o mercado disponibiliza e que podem ser implementadas nas propriedades”, destacou o vice-presidente da Cocari, Dr. Marcos Trintinalha.

Áreas demonstrativas – À tarde, os produtores puderam visitar as estações na área demonstrativa do Centro Tecnológico. A cultura de café na região tem exigido mudanças. A irrigação das lavouras é uma realidade que permite o alcance da qualidade e maior produtividade. “A Cocari conta rotineiramente com equipe técnica, assessorando aos cafeicultores no que tange à variedade a ser plantada, o melhor tipo de adubação, o espaçamento ideal. E nos dias de campo o produtor pode observar melhor as possibilidades para produzir mais e melhor”, observou Dr. Trintinalha.

Mercado – A Cocari entende como necessária a busca pelo diferencial de qualidade na produção, para agregar valor ao produto e resultar em melhores preços de venda da commodity no mercado, viabilizando a atividade, com maior lucratividade para os cafeicultores associados.

Festival da Coada – Durante o dia de campo foi realizada mais uma edição do Festival da Coada do Café, reunindo 13 participantes, que tiveram a missão de preparar o melhor cafezinho do dia. O vencedor foi João Narciso Cedran, representando a ala masculina nessa categoria. Em segundo lugar ficou Onilda Ferreira Rosseto e a terceira colocada foi Maria Alice Penachio Rosseto.

Veja Também

Alerta – Mandaguari ultrapassa índice limite de dengue

Mandaguari está em alerta de epidemia de dengue. Apesar de todas as orientações da Secretaria ...