quinta-feira , 15 novembro 2018
Home / Destaque / O ex-governador do Paraná Beto Richa (PSDB) foi preso na manhã desta terça-feira

O ex-governador do Paraná Beto Richa (PSDB) foi preso na manhã desta terça-feira

O ex-governador do Paraná Beto Richa (PSDB) foi preso na manhã desta terça-feira (11). Segundo as primeiras informações, o candidato ao Senado foi preso durante uma operação do Gaeco (Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado) em Curitiba. A prisão é temporária, ou seja, tem prazo de cinco dias. Além do ex-governador, o ex-chefe de gabinete Denilson Roldo também foi detido.

Nesta manhã, também foi deflagrada a 53ª fase da Operação Lava Jato, batizada de Piloto, nos estados da Bahia, São Paulo e Paraná com cumprimento de 36 rdens judicias nas cidades de Salvador (BA), São Paulo (SP), Lupianópolis (PR), Colombo (PR) e Curitiba (PR).

O objetivo da investigação é a apuração de suposto pagamento milionário de vantagem indevida no ano de 2014, pelo Setor de Operações Estruturadas do Grupo Odebrecht, em favor de agentes públicos e privados no Estado Paraná, em contrapartida ao possível direcionamento do processo licitatório para investimento na duplicação, manutenção e operação da rodovia estadual PR-323 na modalidade parceria público-privada.

As condutas investigadas podem configurar, em tese, os delitos de corrupção ativa e passiva, fraude à licitação e lavagem de dinheiro.

O nome dado à operação policial remete a codinome atribuído pela Odebrecht em seus controles de repasses de pagamentos indevidos a um investigado.

A reportagem apura se a prisão do ex-governador do Paraná faz parte da Lava Jato ou de uma outra operação ou até mesmo de existe a cooperação entre Gaeco e a Polícia Federal.

O Governo do Estado já se manifestou por meio de uma nota e disse que está colaborando com todas as investigações em curso.

“A governadora Cida Borghetti ressalta que não aceita nenhum tipo de desvio de conduta dos seus funcionários e que criou a Divisão de Combate à Corrupção para reforçar o combate à esse tipo de crime. Hoje, a divisão esta fazendo buscas e apreensão em uma operação que combate fraudes a licitação”, afirma a note.

Além disso, o Governo do Estado disse que vai aguardar a divulgação de mais informações a respeito dessa fase da Operação Lava Jato para tomar outras providências.

Redação Bonde

Veja Também

Vigilância realiza pulverização para combate ao “barbeiro”

Após uma busca ativa na área rural pelos Triatomíneos (bicho barbeiro), o transmissor da doença ...