quarta-feira , 14 novembro 2018
Home / Destaque / Índice de infestação do mosquito da adengue coloca Vigilância em alerta

Índice de infestação do mosquito da adengue coloca Vigilância em alerta

“Não era a informação que gostaríamos de repassar para a população, mas como havíamos previsto o nosso índice de Aedes aegypti em Mandaguari está alto, podendo ser considerado indicativo de epidemia”, o alerta foi feito esta semana pelo responsável pelo setor de Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde, o médico veterinário Adriano Rodrigues Borges.

Segundo o quarto Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti – LIRA, divulgado esta semana, algumas localidades índice superior a 8% elevadíssimo. “Se não houver a cooperação de todos na saúde e outras secretarias a chance de termos um surto ou epidemia é grande assim como já tínhamos destacado”, afirmou Borges. A Organização Mundial de Saúde (OMS) preconiza que o índice de infestação seja inferior a 1%.

O maior índice, de 8,16%, foi registrado na região quer inclui os seguintes bairros: Conjunto Madri I e II, Vila Palma, Jardim Paris, Conjunto Mutirão 2, Jardim São José, Jardim Nova América, Jardim Sumaré, Conjunto Tancredo Neves e Popular I. O menor índice foi registrado na região do Jardim Cristina, com 1,36%.

O LIRAa é considerado um instrumento orientador das ações de controle da dengue e do chikungunya. O levantamento identifica as áreas com maior número de focos de reprodução do mosquito transmissor das doenças (Aedes aegypti) fornecendo o Índice de Infestação Predial (% de imóveis que possuem criadouro com a larva do vetor) e os tipos de recipientes que caracterizam os criadouros. Os indicadores resultantes da pesquisa fornecem informações qualificadas para atuação das prefeituras nas ações de prevenção e controle da dengue e do chikungunya, permitindo uma abordagem de enfrentamento multissetorial.

 

Veja Também

Ocorrências atendidas pela Policia Militar de Mandaguari

12/11/2018 08:00 ADQUIRIR, VENDER, FORNECER E/O (CONSUMADO) Local: JOSE PARDO, JARDIM PROGRESSO II, MANDAGUARI AUTOR ...