sábado , 23 março 2019
Home / Destaque / Cafeicultores de Mandaguari entre finalistas de concurso nacional

Cafeicultores de Mandaguari entre finalistas de concurso nacional

As famílias Lopes e Rosseto estão entre os cafeicultores finalistas do Concurso NossoCafé Yara, que está na sua segunda edição com o mesmo objetivo que o tornou um sucesso: incentivar e promover a produção nacional de cafés de alta qualidade – adequados ao mercado de cafés especiais – obtidos com o uso do Programa Nutricional da empresa patrocinadora do evento.

O evento acontece entre os dia 7 e 9 de novembro, em Balo Horizonte (MG), quando serão conhecidos os campeões de cada categoria. Mandaguari está concorrendo na categoria Café Natural, com o Café Boa Esperança da Família Lopes e o Sítio Eliza Cafés Especiais, da família Rosseto, que foi o vencedor da primeira edição do concurso, realizada no ano passado também na capital mineira.

“Mais uma grande conquista da família Lopes e agora nacional e com certeza estaremos lá representando a nossa família e levando o nome do município de Mandaguari”, comemorou Fernando Lopes através das redes sociais. Na semana passada a família já havia conquistado o terceiro lugar no Concurso Café Qualidade Paraná, realizado na cidade de Pinhalão, oportunidade em que também foram premiadas as família Rocco e Bengozi.

Para participar do concurso, os produtores enviaram amostras dos seus cafés nas categorias Café Cereja Descascado, Despolpado ou Desmucilado e Café Natural. Após o período de avaliação, foram escolhidos os produtos que atingiram melhor pontuação em diversos critérios, tais como: aroma, sabor, acidez, equilíbrio, doçura e nota geral.

O primeiro colocado de cada categoria será contemplado com uma viagem para participar da maior feira Internacional de Café, a Specialty Coffee Expo 2019, que acontece em Boston, nos Estados Unidos, além de ter o seu produto comprado pela Yara e o nome reconhecido nas embalagens do produto NossoCafé.

REVITALIZAÇÃO – Em 2015, ao mesmo tempo em que era criada a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do município, foi lançado o Programa de Revitalização da Cafeicultura, quando foram entregues as primeiras mudas, iniciando um novo capítulo na vida dos produtores rurais de Mandaguari, fortalecendo ainda mais uma cultura que tem tudo a ver com o desenvolvimento e a própria história do município.

Segundo a secretaria já foram entregues mais de 700 mil mudas de café aos produtores locais, que se enquadram nas exigências do programa.

Veja Também

Faleceu o Sr.José Prezotto da Estrada Keller

Seu José tem 70 anos e era morador da Estrada Keller  zona rural de Mandaguari  ...