segunda-feira , 10 dezembro 2018
Home / Destaque / Formatura do Proerd 2018 será na próxima quinta-feira (22)

Formatura do Proerd 2018 será na próxima quinta-feira (22)

 Está marcada para a próxima quinta-feira, 22 de novembro, a partir das 20 horas no Ginásio de Esportes “Xanduzão”, a formatura dos mais de 450 alunos das redes municipal e particular de Mandaguari, que participaram do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência) durante o ano de 2018.

As aulas, para alunos do 5º anos das seis escolas municipais e duas particulares de Mandaguari, foram ministradas pelo cabo Luiz Carlos Cock da Polícia Militar. A coordenação por parte da Secretaria de Educação é da professora Lucineide Rodrigues, coordenadora pedagógica do 5º ano da Rede Municipal.

O Proerd consiste em uma ação conjunta entre o policial militar devidamente capacitado, educadores, estudantes, pais e comunidade, onde se oferecem estratégias preventivas visando promover a resiliência, ou seja, para reforçar os fatores de proteção, em especial, que favoreçam o desenvolvimento da resistência da criança e do adolescente que pode correr o risco de se envolver com drogas e problemas de comportamento violento. O programa também possui material didático para os pais e para os instrutores, auxiliando no desenvolvimento das lições que são divididas em 12 tópicos, entre eles: cigarro, maconha, álcool, inalantes, bullying, amizade, ação pessoal e corpo humano.

Da Rede Municipal de Ensino estão participando do projeto alunos das escolas Walter Antunes Pereira, Francisco Romagnole Júnior, Bom Pastor, Ary da Cunha Pereira, Angelina Teixeira Pinheiro e Yolanda Cercal da Silva. Escolas particulares: Sagrada Família e Primeiro Passo.

ORIGEM – O Proerd teve sua origem nos Estados Unidos da América, no ano de 1983, com o nome “DARE” (Drug Abuse Resistance Education) e atualmente é desenvolvido em mais de 58 países, conta com seis currículos que vai da pré-escola até o currículo para a família, abrangendo inclusive pessoas portadoras de necessidades educativas especiais. No Brasil o programa foi introduzido no ano de 1992 na cidade do Rio de Janeiro, o qual foi difundido para outros Estados brasileiros.

O Programa chegou ao Paraná no ano 2000 e no ano 2001 foi implantado em Cornélio Procópio, ocasião em que foram formados 320 proerdianos no primeiro semestre. É tido hoje como o melhor em prevenção primária, tendo bons resultados comprovados por pesquisas em todos os países onde são desenvolvidos.

PARCERIA – O projeto em Mandaguari é uma parceria entre a Prefeitura do Município, através da Secretaria de Educação, Polícia Militar do Paraná, através Batalhão de Patrulha escolar Comunitária, com apoio das secretarias estaduais de Segurança Pública, da educação, Justiça e Cidadania e do Conselho estadual de Entorpecentes.

Veja Também

MULHER SE TRANCA NO QUARTO COM MEDO DE AGRESSÕES DO MARIDO

06/12/2018 18:05 VIAS DE FATO (CONSUMADO) Local: OLIVIO VALERIO, CONJUNTO GOVERNADOR PAULO PIMENTEL, MANDAGUARI AUTOR ...