segunda-feira , 10 dezembro 2018
Home / Destaque / “Soletrarte”, mais um projeto de sucesso da educação municipal de Mandaguari

“Soletrarte”, mais um projeto de sucesso da educação municipal de Mandaguari

         A primeira edição do projeto Soletrarte, da Secretaria de Educação de Mandaguari foi um sucesso e confirma mais uma vez a qualidade do Ensino Fundamental no município, que ano passado teve o projeto “De Volta para a Escola” premiado como melhor de todo Estado no Prêmio Gestor Paraná, realizado pelo Sindafep – Sindicato dos Auditores Fiscais da receita do Estado do Paraná.

A grande final do Soletrarte, com os seis melhores das fases anteriores, aconteceu nesta terça-feira, dia 20 de novembro, no Centro de Convenções “Décio Bacelar”. Pela manhã a disputa foi entre os alunos do 4º ano e no período da tarde foi a vez dos finalistas do 5º ano das seis escolas municipais de Mandaguari.

O projeto foi idealizado pela coordenadora pedagógica da Secretaria de Educação, professora Silvana Rodrigues Malheiro Huss, com o propósito de conscientizar os alunos sobre a importância da escrita correta, objetivando a formação de cidadãos capazes de comunicar-se de maneira efetiva em todos os setores da sociedade.

Foi realizado nos meses de março a novembro, com etapas realizadas na escolas. A atividade constituiu em uma disputa de soletração, que teve como objetivo proporcionar aos estudantes, o conhecimento de novas palavras, aprimorar a ortografia e a expressão oral, motivação, cooperação e participação da família.

FINALISTAS – Entre os alunos do 4º ano, o vencedor foi Samuel Alexandre Cândido da Silva, da escola Municipal Yolanda Cercal da Silva, ao lado do professor Lucas Renan. Os demais finalistas foram: Wagner Romão Siqueira, da Escola Angelina Teixeira Pinheiro, com a professora Valéria Salvalagio Lopes; Rayssa Gabriela Theodoro Barbosa, da Escola Bom Pastor, com a professora Rosemary Baquete Rossati; Rafael Freire dos Santos, da Escola Ary da Cunha Pereira, com a professora Adriana Reis; Analice dos Santos Melo, da Escola Francisco Romagnole Júnior, com a professora Adriane Xavier; Thalita Rafaela de Freitas, da Escola Walter Antunes Pereira, com a professora Silvia Frausto.

No campeão entre os alunos do 5º ano foi Pedro Palácio Banhuk, da escola Yolanda Cercal da Silva, com a professora Edna Rosseto. Também chegaram à grande final: Vinicius Gabriel Satiro Rocco, da Escola Ary da Cunha Pereira, com a professora Laís; João Vinicius Alves Ribeiro, da Escola Walter Antunes Pereira, coma professora Mariana Mendonça Bernardino; Maria Eduarda Ferraz de Oliveira, da escola Bom Pastor, com a professora Lídia Mara; Ana Flávia Alves Venâncio, da escola Francisco Romagnole Júnior, com a professora Geralda Fonseca; e Kamile Pereira da Silva, da Escola Angelina Teixeira Pinheiro, com a professora Elisângela Parra Ferreira Neves.

PARCEIROS – O projeto contou com as parceria do Lions Clube Internacional, Cocari, Sputinik Uniformes, Café Boa Esperança e Carol Frausto.

A banca responsável pela conferência da soletração foi formada pelas coordenadoras pedagógicas Ângela Capoia Osti, Lucineide Rodrigues e Odete Cruz e a colaboração das também coordenadoras Claudia Mochi e Sonia Berti e demais integrantes da equipe da Secretaria de Educação.

PRESENÇAS – O prefeito Romualdo Batista prestigiou o evento ao lado da secretária de Educação, Adenise Batista Rodrigues e do vice-prefeito Ary Stroher, que na oportunidade também representou o Lions Clube. O evento teve a participação especial da professora e Aldenora Barros, que declamou uma poesia.

Veja Também

MULHER SE TRANCA NO QUARTO COM MEDO DE AGRESSÕES DO MARIDO

06/12/2018 18:05 VIAS DE FATO (CONSUMADO) Local: OLIVIO VALERIO, CONJUNTO GOVERNADOR PAULO PIMENTEL, MANDAGUARI AUTOR ...