segunda-feira , 10 dezembro 2018
Home / Destaque / Pedagogia da FAFIMAN o “2º Café com Libras”

Pedagogia da FAFIMAN o “2º Café com Libras”

No dia 14 de novembro, aconteceu o “2º Café com Libras”, coordenado pela professora e intérprete de Libras, Fabiana Barros Oliveira, com a colaboração e participação dos acadêmicos de Pedagogia, História, Educação Física e Recursos Humanos. Os acadêmicos apresentaram músicas em Libras, cartazes com leis e direitos das pessoas surdas e interpretaram frases em Libras.

A intérprete da FAFIMAN, Cleia Torino apresentou a música: “Aquarela”, em Libras. O evento também contou com a presença e apresentação do coral de Libras do Ceebja Santa Clara (composto por alunos surdos e ouvintes), o qual foi ensaiado pela professora de música, Fabiana Nanuncio e professoras intérpretes de Libras, Viviane Romeiro e Leonor Tokuda.

Segundo a professora Fabiana, “o evento ‘Café com Libras’ tem como objetivo valorizar a cultura surda, mostrar à sociedade que as pessoas surdas são capazes e, assim como as pessoas ouvintes, devem ter seus direitos respeitados e garantidos. Para os aprendizes de Libras – Língua Brasileira de Sinais é de suma importância o contato com pessoas surdas para desenvolver melhor a Libras e conhecer a cultura surda.”

Continua, “Por isso, convidamos amigos surdos para participarem do evento e também fizemos uma entrevista no palco com alguns, de forma que os mesmos puderam expor à comunidade acadêmica, através da Libras, suas dificuldades, conquistas e desafios. Uma das entrevistadas, Juliana Salvador, preferiu dar a entrevista com voz, pois é surda oralizada e fala muito bem, é formada em Administração pela FAFIMAN.”

Através das apresentações do “2º Café com Libras” foi possível mostrar que a inclusão realmente acontece, quando existe a união e colaboração de toda a comunidade acadêmica. “Ver surdos e ouvintes participando e interagindo da forma como ocorreu na FAFIMAN foi muito emocionante, é esse mundo que queremos para nós, surdos, que a inclusão aconteça em todos os setores da sociedade, não somente na educação, pois nós surdos precisamos de Libras no consultório médico, na prefeitura, na cultura, enfim …”, disse a professora Surda Nadielly de Angelli.

“Ficamos muito contentes em conversar com os convidados surdos em Libras, compreendê-los e ser compreendidos é bem gratificante, afirmam as acadêmicas Eduarda e Valéria do 3º ano de Pedagogia. No final do Evento todos participaram de um delicioso “Café” preparado com muito carinho pelos acadêmicos dos cursos de Pedagogia e História.” Concluiu a professora Fabiana.

Ela agradece a participação e colaboração da direção, coordenação, professores, intérprete, funcionários e acadêmicos da FAFIMAN, convidados surdos, professores, intérpretes, alunos ouvintes e surdos do Ceebja Santa Clara. Aguarda e espera contar com todos no próximo “Café com Libras”.

Os professores me. Antonio Carlos Xavier, diretor, e Emerson Carlos Pinhati, vice-direitor, parabenizam a professora Fabiana pela iniciativa e organização do evento.

Veja Também

MULHER SE TRANCA NO QUARTO COM MEDO DE AGRESSÕES DO MARIDO

06/12/2018 18:05 VIAS DE FATO (CONSUMADO) Local: OLIVIO VALERIO, CONJUNTO GOVERNADOR PAULO PIMENTEL, MANDAGUARI AUTOR ...