quinta-feira , 22 agosto 2019
Home / Destaque / Índice Firjan mantém Mandaguari entre as cidades brasileiras com alto desenvolvimento

Índice Firjan mantém Mandaguari entre as cidades brasileiras com alto desenvolvimento

Foi divulgado recentemente o Índice Firjan de desenvolvimento Municipal (IFDM), levantamento realizado pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro e que leva em conta os dados relativos à Educação, Saúde e Emprego e Renda em 2017. Mandaguari aparece com o índice de 0,8144, o que significa que, dentro dos critérios da Firjan, Mandaguari mantém-se entre os municípios brasileiros com alto desenvolvimento.

Segundo os critérios da Firjan os municípios com alto desenvolvimento são aqueles que possuem índices superiores a 0,8. Entre 0,6 e 0,8 são considerados de desenvolvimento moderado, enquanto que os municípios com índices entre 0,4 e 0,6 possuem desenvolvimento regular. Com baixo desenvolvimento são os municípios com índices inferiores a 0,4.

O índice do Brasil é de 0,6668, bem abaixo do apresentado pelo município de Mandaguari, que se destaca na Educação, com 0,9622, índice que coloca o município na 4ª colocação entre os 399 municípios do Estado e em 1º na Amusep (Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense), que congrega 30 cidades da região de Maringá. Entre os 5.570 municípios brasileiros, segundo o Índice Firjan de 2017, Mandaguari ocupa a 180ª posição na área da Educação. Este números colocam Mandaguari a frente não somente de todos os municípios da sua microrregião, mas também de Jandaia do Sul, Apucarana Londrina.

Na saúde, o índice é de 0,8361, colocando o município entre aqueles considerados de alto desenvolvimento, segundo os critérios do levantamento. A média dos municípios brasileiros no setor é de 0,8632.

Com relação ao índice de Emprego e Renda, Mandaguari, segundo a pesquisa da Firjan, apresenta desenvolvimento moderado, com 0,6449, apresentando um crescimento desde o levantamento anterior, em 2015, quando o município apresentou um índice de 0,6361.

SERVIÇO

Mais informações podem ser obtidas através do site https://www.firjan.com.br/ifdm/.

 

Veja Também

Violência domestica no Jardim Cristina

A equipe  da Policia Militar foi solicitada a comparecer na Rua Elias Alexandre no Jardim ...