domingo , 16 junho 2019
Home / Destaque / Mandaguari implanta Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer

Mandaguari implanta Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer

Recém implantada, a Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer do município de Mandaguari começa o ano trabalhando ainda com uma equipe reduzida, mas com orçamento próprio e em condições de coordenar as ações nestes setores tão importantes para a sociedade local.

Roberto Almeida do Nascimento, o “Robertinho”,titular da pasta, é formado em Artes Cênicas, tendo ocupado até dezembro de 2017 o cargo de diretor de Cultura da então Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer do município, que com o desmembramento passou ser secretaria específica da área de educação.

Enfrentamos todas as dificuldades de uma pasta recém-criada, especialmente no primeiro ano sem um orçamento específico, mas estamos trabalhando para organizar a secretaria e fazer com que ela cumpra seu papel junto à comunidade, levando a arte, o esporte e o lazer ao maior número de pessoas possível”, ressalta ele.

ATRIBUIÇÕES

A Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer tem por competência o planejamento, coordenação, supervisão, promoção, desenvolvimento e divulgação de atividades e iniciativas artístico culturais, além do fomento ao acesso da população aos benefícios da educação artístico – cultural, além de administrar próprios e espaços públicos destinados às áreas artístico culturais. A pasta é responsável pela definição dos objetivos setoriais e das linhas da política municipal de cultura.

Trabalhamos também na captação de recursos para a instalação e manutenção das unidades culturais do Município; proposição de acordos, convênios com entidades públicas e privadas para execução de programas e campanhas de cultura” explica Robertinho.

Na área do esporte e lazer, a secretaria trabalha no planejamento, organização, programação, coordenação, execução e avaliação das atividades de promoção e desenvolvimento do esporte de rendimento, da recreação e do lazer e do lazer, além do fomento às iniciativas comunitárias relacionadas com projetos de natureza esportiva, recreativa e de lazer que visem a contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população.

Cabe à secretaria a administração dos campos, ginásios, centros esportivos e academias da terceira e da primeira idade e demais locais de prática esportiva do município.

ATENDIMENTO ESPECIAL

Entre as atribuições da secretaria está a elaboração e promoção de programas de incentivo à prática desportiva destinadas especificamente a portadores de necessidades especiais e pessoas idosas, promovendo ações através da colaboração da comunidade visando à proteção do patrimônio.

cultural do município, através de inventários, registros, vigilância entre outros meios de preservação.

ESCOLINHAS

O Departamento de Esportes da Secretaria mantém escolinhas de diversas modalidades em várias regiões da cidade, atendendo cerca de 300 crianças e adolescentes com idades entre 7 e 17 anos, com treinamento e aulas de Futebol de Campo, Futsal, Futebol Society, Handebol, Atletismo, Badminton, Tênis de Mesa, Voleibol e Xadrez.

TEATRO

No setor de Cultura, já estão abertas as inscrições para a Oficina de Teatro e a secretaria já está programando as atividades e atrações para o aniversário da cidade, comemorado no dia 6 de maio, quando Mandaguari completará 82 anos de existência.

Também estão sendo planejadas atividades culturais nos bairros e um festival de música, além do apoio a diversas manifestações culturais do município, como o festival de Folia de Reis, realizado recentemente.

(Com informações Assessoria de Imprensa PMM)

Veja Também

Furto em empresa no Jardim Planalto

14/06/2019 08:00 FURTO QUALIFICADO (CONSUMADO) Local: ATILIO MANERBA, JARDIM PLANALTO, MANDAGUARI VÍTIMA: R. G. 54 ...