sábado , 20 abril 2019
Home / Destaque / Mandaguari se prepara para campanha de vacinação contra a gripe

Mandaguari se prepara para campanha de vacinação contra a gripe

A Secretaria de Saúde, através da Coordenadoria de Vigilância Sanitária e Epidemiológica, já está se preparando para o início da Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza (gripe A) que ocorre no período de 10 de abril a 31 de maio. Em Mandaguari a vacina oferecida pelo Sistema Único de Saúde vai alcançar 11.538 pessoas.

Seguindo o calendário estipulado pelo Ministério da Saúde,os primeiros grupos a receberem as vacinas são crianças de 6 meses a 5 anos 11 meses e 29 dias, gestante em qualquer idade gestacional e puérperas até 45 dias após parto. “É importante ressaltar que nesse primeiro momento esses serão os grupos atendidos, já que precisamos seguir as regras do calendário nacional. Outro ponto importante é que a cobertura para crianças foi estendida para até quase seis anos, com os pais ficando atentos e levando os filhos para vacinar”, diz o coordenador de imunologia, Welligton Spinosa.

Para alcançar 100% de cobertura o município precisa imunizar contra a gripe H1N1, 4.579 idosos, 2.214 crianças, 817 professores, 813 servidores da Saúde, 351 gestantes, 58 puérperas, 446 presos e funcionário do sistema prisional e 2.260 portadores de doenças crônicas e outras condições clínicas especiais. “A meta é vacinar pelo menos 90% dos grupos elegíveis para vacinação. Para isso, faremos dia 4 de maio o Dia D de Mobilização Nacional com a abertura dos postos de saúde onde também ocorrerá a atualização da caderneta de vacinação da população”, explica Spinosa.

 A vacina para os outros grupos prioritários começa no dia 22 de abril e édestinada para idosos com 60 anos, trabalhadores de saúde, professores, povos indígenas, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas sócio educativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

Veja Também

Mandaguari é contemplada com cursos que serão levados aos bairros

O secretário de Planejamento, Finanças e Gestão, Hamilton Sampaio esteve em Curitiba em audiências com ...