segunda-feira , 16 setembro 2019
Home / Destaque / Centro de Bem Estar Animal entrará em operação no lugar do Canil

Centro de Bem Estar Animal entrará em operação no lugar do Canil

Sob responsabilidade da Secretaria de Meio Ambiente, o Canil Municipal será aberto na primeira quinzena de julho com nova missão e nova denominação, passando a ser Centro de Bem Estar Animal com atendimento de orientação à população e de procedimentos clínicos aos animais.

Com essa reformulação o espaço, que antes estava inserido no organograma da Secretaria de Saúde, passará por pequenas adequações seguindo as orientações do Conselho Regional de Veterinária para receber os animais de rua, realizar os cuidados veterinários e seguirem para adoção.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Paulo Conte, as adequações estruturais será de responsabilidade da empresa que realizou a obra. “Da parte do município já chamamos uma veterinária aprovada em concurso e estamos providenciado a mobília, alimentação (ração) e os materiais para os procedimentos clínicos. Teremos um espaço para cuidar dos animais de rua e darmos encaminhamento responsável para eles nas feiras de adoção que vamos começara fazer. Quem tem animal de estimação também será atendido no local com orientações sobre cuidados e responsabilidades.

Conte explica que além do Centro de Bem Estar Animal, a administração tem feito uma série de ações como criação da Lei de Bem Estar Animal; instituição do Conselho de Bem Estar Animal; contratação de veterinário concursado; licitação e homologação para a castração de 600 animais; licitação para a compra de ração, campanha de conscientização com alunos da rede municipal através do Projeto Cuidado Animal e campanha de conscientização com palestras em bairros que serão divididos por regiões alcançando todos os moradores.

“Estamos implantando uma política de Bem Estar Animal seguindo o que recomenda o conselho e também em contato com as ONGs do município para agirmos de acordo. Com a abertura do Centro, até na segunda quinzena de julho, daremos mais um importante passo nos cuidados com os animais de rua e com a própria população que corre o risco de ser infectada com alguma doença. Estamos no caminho certo”, finaliza Conte.

Veja Também

Lesão corporal na Vila Vitória, Tijolos teve até canivete

15/09/2019 20:30 LESÃO CORPORAL CULPOSA (CONSUMADO) Local: DOMINGOS PASCOAL NEGRO, VILA VITORIA, MANDAGUARI ASSISTIDO: M. ...