terça-feira , 23 julho 2019
Home / Destaque / Vereadores pedem que MP averigue possível contaminação em córregos de Mandaguar

Vereadores pedem que MP averigue possível contaminação em córregos de Mandaguar

Os vereadores da Câmara de Mandaguari, Luiz Carlos Garcia e Sebastião Alexandre, protocolaram no Ministério Público (MP) um pedido de averiguação de possível contaminação por esgoto sanitário sem tratamento e/ou rejeitos industriais em córregos da cidade. Um relatório com indícios de despejos irregulares foi apresentado como prova da denúncia.

Relatos de mau cheiro do córrego Juquiá e no rio Keller motivaram os vereadores a visitarem trechos próximos da cidade. Com apoio técnico de um engenheiro ambiental, que atuou de forma voluntária, foi possível identificar três pontos em que ocorre despejo de resíduos suspeitos – dois no córrego Juquiá (a cerca de 2 quilômetros do centro da cidade) e um no rio Keller (a quase cinco quilômetros do centro).

O documento relata a presença de espuma na água, forte odor, além de alteração na vegetação local em contato com a corrente. Um dos pontos fica a poucos metros da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE 2) e Estação Elevatória de Água Tratada (EET 2) da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), que tem a concessão para o serviço de tratamento de águas e esgoto no município.

Os vereadores esperam uma ação das autoridades para a constatação de possíveis irregularidades. A expectativa principal é sobre a realização de análises de laboratório para identificar a qualidade dos líquidos que estão sendo lançados na água.

“O objetivo de todos é cuidar do meio ambiente e o papel do vereador é fiscalizar. A população falou que havia o mal cheiro e nós identificamos os canos que despejam líquidos suspeitos nas águas da região”, explicou o vereador Luiz Carlos Garcia.

O vereador Sebastião Alexandre destacou que tão importante quanto identificar o problema é chegar até os responsáveis pela possível ação irregular. “A denúncia é importante pra identificarmos o mau cheiro constante em determinados pontos da cidade. É necessário, agora, a análise da água para sabermos a real situação da água”, disse.

Veja Também

Alerta – Mandaguari ultrapassa índice limite de dengue

Mandaguari está em alerta de epidemia de dengue. Apesar de todas as orientações da Secretaria ...