Denarc Maringá apreendeu mais de 8,4 toneladas de drogas em 2021 – DIA A DIA MANDAGUARÍ
POLICIAL ÚLTIMA HORA NEWS

Denarc Maringá apreendeu mais de 8,4 toneladas de drogas em 2021

A forte atuação no combate a organizações criminosas resultou em mais de 8,4 toneladas de drogas apreendidas pela Divisão Estadual de Narcóticos (Denarc), da Polícia Civil, núcleo de Maringá, em 2021. Entre os entorpecentes estão maconha (7.603,99 kg), cocaína (544,57 kg), skunk (240,3 kg), haxixe (7,84 kg), crack (5,04 kg), ecstasy (12,680 unidades), LSD (290 unidades) e lança-perfume (61 frascos).

As drogas apreendidas resultaram em um montante de R$ 38 milhões em prejuízos para o crime organizado no ano passado. Ao todo, 104 criminosos foram presos. Além disso, 14 armas foram tiradas de circulação e 28 veículos foram apreendidos.

Foi também um ano de quebra de recordes: a Denarc Maringá realizou a maior apreensão de ecstasy na cidade, com 12,5 mil comprimidos apreendidos, de um indivíduo que remetia droga para todo o país. Além disso, em parceria com o núcleo de Cascavel, os policiais da Denarc Maringá atuaram na maior apreensão de cocaína feita pela Polícia Civil do Paraná. Foi em Santa Fé, com 482 quilos da droga apreendidos.

“Foi um ano de muito trabalho e dificuldades, por ser mais um ano de pandemia. Mas mesmo com essas dificuldades, o trabalho foi desenvolvido com inteligência e troca de informações com outras forças de segurança. Conseguimos alcançar a marca de 8,4 toneladas de drogas apreendidas, com diversas operações de repressão qualificada realizadas e desmantelamento de organizações criminosas de Maringá e região”, detalha o delegado titular da Denarc (Divisão Estadual de Narcóticos) Maringá, Leandro Roque Munin.

“Recebemos a missão do delegado-geral de atuar em organizações criminosas para combater os índices de homicídio em Maringá e cidades da região. Temos feito ações no combate às lideranças do tráfico, porque as facções criminosas são as principais responsáveis pelas mortes, por disputa de território de tráfico, execução de devedores etc. Foram 104 pessoas presas, a maioria envolvida em organizações criminosas. E foram feitos vários inquéritos de lavagem de dinheiro, então, houve uma descapitalização dessas organizações criminosas com a apreensão de veículos de luxo”, acrescenta.

Com o apoio do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) e da Associação Comercial e Empresarial de Maringá (ACIM), a Denarc Maringá implantou um canil, que contribuiu com as operações realizadas no ano passado. “Implantamos o canil, nossa base operacional, com o apoio do Conseg, da ACIM e da sociedade civil de Maringá. Em 2021, nosso cão de faro ‘Chris’ foi o único do Brasil a ser premiado pela Câmara, ele recebeu uma homenagem. Somente com o Chris foram quatro toneladas de drogas apreendidas”, frisa o delegado.

Para 2022, o objetivo é dar continuidade à capacitação de policiais. “O trabalho está sendo sempre aprimorado. Vamos continuar capacitando os policiais, buscando novas fontes de informações, buscando aparelhar nossas unidades com equipamentos, sempre contando com o Conseg e com a parceria do Estado”, finaliza Munin.

 

Assessoria: Tel: (44) 3031-7676 ou Whatsapp (44) 3034- 3030

PUBLICIDADES & PARCEIROS