DESTAQUES DO DIA MANDAGUARÍ

Tarifa de ônibus intermunicipal tem reajuste a partir desta sexta-feira –

De Mandaguari para Maringá passa de R$ 4,65  PARA R$ 5,95 ,  O reajuste foi autorizado pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR)

De acordo com a Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Paraná (Agepar), as tarifas de ônibus intermunicipais terão alta superior a 20% nos preços no Paraná a partir desta sexta-feira, dia 1º de julho. O reajuste foi autorizado pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR).

Em reunião do Conselho Diretor, realizada na última terça-feira (28), Agepar cumpriu decisão liminar do juiz Guilherme de Paula Rezende, da 4ª Vara da Fazenda Pública do Foro Central da Comarca da Região Metropolitana de Curitiba que concedeu reajustes de tarifa do transporte intermunicipal. Os índices determinados pela decisão judicial são de 22,38% para o sistema rodoviário e 28,04% para o sistema metropolitano do interior.

A decisão da 4ª Vara atendeu um pedido da Federação das Empresas de Transporte de Passageiros dos Estados do Paraná e Santa Catarina (Fespasc). Em nota, o DER-PR afirmou que a alta acumulada do diesel nos últimos 12 meses foi o principal motivo da elevação das tarifas. Além disso, o órgão apontou o reajuste salarial de motoristas, cobradores e demais funcionários das empresas do setor como segundo fator de maior peso.

A área técnica da Agepar reputou inadequada a metodologia de cálculo empregada para se chegar aos novos valores e apresentará recurso da decisão. Um cálculo da Agepar sugeriu índices de 7,87% e 8,68%, respectivamente.

 

PUBLICIDADES & PARCEIROS