DESTAQUES DO DIA MANDAGUARÍ

Cmei Dra Renata faz Expedição investigativa ao Museu do café em Pirapó

Uma Expedição  realizada pelo CMEI Drª Renata de Mandaguari fez com que os alunos da instituição pudesse vivenciar a história  com um vasto acervo de peças de época captado junto a pioneiros e descendentes, desde ferramentas, apetrechos, utensílios domésticos, documentos até fotos

Informações

Localizado junto às antigas instalações da estação ferroviária do Distrito do Pirapó, o Museu Histórico do Café foi inaugurado em 2012 pela Prefeitura de Apucarana. Catalogado pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), responsável pelo processo de preservação do patrimônio cultural brasileiro, o complexo turístico apucaranense retrata a história da produção do café no município. Conhecido como “ouro verde” no Norte do Paraná, o café foi o principal motor do desenvolvimento de Apucarana entre as décadas de 40 e 70. Até hoje o Distrito do Pirapó mantém a tradição do cultivo e concentra grande parte dos cafeicultores apucaranenses.

O local conta com um vasto acervo de peças de época captado junto a pioneiros e descendentes, desde ferramentas, apetrechos, utensílios domésticos, documentos até fotos. O complexo histórico contempla a antiga estação ferroviária do Distrito do Pirapó, onde está instalada a subprefeitura, e três residências, onde funcionam o Museu Histórico do Café propriamente dito e também a Casa de Costumes e a Casa de Artesanato. Mantido pela Secretaria da Promoção Artística, Cultural e Turística da Prefeitura de Apucarana (Promatur), o local faz parte do roteiro turístico da cidade e está aberto à visitação.

Atrativos

Casa de costumes

Casa de costumes

Com 63,48 metros quadrados de construção, a Casa de Costume apresenta a moradia na zona rural de Apucarana nas décadas de 40, 50 e 60, no auge da cafeicultura. Conta com móveis e utensílios característicos da época. Além disso, retrata um pouco da história e da colonização da cidade, com fotos e objetos antigos.

Casa do artesanato

A Casa do Artesanato, também com 63,48 metros quadrados, é um espaço onde são realizados cursos de artesanato e vendidos produtos. Uma iniciativa da Secretaria Municipal da Mulher e Assuntos da Família, por meio da “Rede de Mulheres Solidárias”, o local existe desde dezembro de 2014 e funciona como uma unidade avançada do projeto que está sediado no centro, voltado para exposição e comercialização da produção artesanal.

Casa do artesanato

Espaço pioneiros do café

Espaço pioneiros do café

Já o Espaço Pioneiros do Café retrata a história da produção do grão no município. O acervo foi captado junto aos primeiros cafeicultores de Apucarana e tem como destaque peças históricas do cultivo e do beneficiamento do café, além de utensílios domésticos, documentos e fotos.

Antiga estação de trem

Utilizada para embarque e desembarque, a estação ferroviária do Distrito do Pirapó foi bastante movimentada durante o período em que o trem foi o principal meio de transporte da população do Norte do Paraná. O espaço funciona hoje como subprefeitura da localidade.

Antiga estação de trem

 

Horário de Atendimento

O Museu do Café está aberto à visitação de segunda a sábado, das 8h às 18h.

Contato

(43) 3440-1468 / (43) 3422-4000 – Ramal 558

Localização

Pirapó – Ao lado da Praça Estação

 

Foto: Gustavo Sanches

PUBLICIDADES & PARCEIROS