ÚLTIMA HORA NEWS

Informativo Cocari – 11/11/22

AGRO | O Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc) está mais completo, passando a contar com seis tipos diferentes de classes de água disponível no solo. Veja os detalhes: https://tinyurl.com/4hyz4pzu

O Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc) é um sistema desenvolvido pela Embrapa e tem o objetivo de minimizar os riscos relacionados aos fenômenos climáticos adversos, permitindo a identificação da melhor época de plantio das culturas, nos diferentes tipos de solo e ciclos de cultivares.

Com a última atualização, o Zarc está mais completo, passando a contar com seis tipos diferentes de classes de água disponível no solo. Antes, três divisões consideravam apenas a concentração de argila na composição. Na nova forma de identificar os tipos de terra, há uma fórmula que envolve a proporção percentual entre argila, silte e areia, correlacionados com a quantidade de água que pode ser armazenada no solo, o chamado índice de Água Disponível (AD). O produtor poderá baixar um aplicativo e/ou uma planilha para identificar a classe do seu solo pelas novas regras. A primeira cultura a adotar a novidade será a soja na safra 2023/24.

As regras da nova classificação constam na Instrução Normativa (IN) 1/2022, da Secretaria de Política Agrícola (SPA) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que entrou em vigor no dia 1º de julho.

“A nova fórmula que classifica os solos é mais complexa, contemplando melhor as interações que resultam na capacidade de armazenamento de água nos diferentes solos que temos. Esse é um dos parâmetros principais para se determinar o período recomendado de plantio para cada cultura na metodologia do Zarc”, explica Ana Paula Kowalski, técnica do Departamento Técnico e Econômico (DTE) do Sistema FAEP/SENAR-PR.

PUBLICIDADES & PARCEIROS