domingo , 12 julho 2020
Home / Destaque / Mandaguari fecha bares e decreta toque de recolher

Mandaguari fecha bares e decreta toque de recolher

O prefeito Romualdo Batista anunciou medidas mais rígidas para o enfrentamento do coronavírus na cidade. Um novo decreto, com validade de sete dias a partir desta sexta-feira (18), estabelece o fechamento de bares e espaços públicos, novo horário de funcionamento para restaurantes, lanchonetes e lojas de conveniência, proibição de menores de 12 anos em supermercados e agências bancárias, fiscalização ostensiva e multas para quem realizar eventos sociais e implantação do toque de recolher.

A partir de amanhã fica terminantemente suspenso o funcionamento e atendimento de bares, assim como de locais de realização de eventos sociais (chácaras e salões), teatros, galerias de compras e obras de construção civil privadas com mais de 15 trabalhadores. Reuniões em residências ou chácaras com mais de dez pessoas devem ser denunciadas no Disk Denúncia: 98455-3828.

Restaurantes, lanchonetes, pesqueiros e estabelecimentos de entrega de produtos alimentícios prontos para o consumo poderão funcionar com atendimento ao público até as 18 horas apenas servindo a La carte ou prato feio. Após esse horário o funcionamento deve ser apenas por delivery, drive-thru e retirada no balcão até as 22 horas. O comércio funciona normalmente das 8h30 às 17h30 de segunda a sexta-feira e das 9 às 13 horas, aos sábados.

Disk cerveja, lojas de conveniência, inclusive as dos postos de combustíveis, pubs, lounges, tabacarias, boates e similares permanecem permitida a venda de produtos somente por delivery, drive-thru ou retirada no local sendo expressamente proibida a consumação dos produtos e a aglomeração de pessoas nas calçadas.

Batistão explica que as medidas são definidas por pessoas representantes de diversos segmentos que integram a Comissão de Enfrentamento ao Covid-19. “Os casos estão aumentando e precisamos ser mais enérgicos nas medidas. Onde recebemos mais denúncias de pessoas aglomeradas e sem máscaras são nos bares, por isso vamos fechar a partir desta sexta-feira esses locais por 7 dias. Vamos fiscalizar de maneira mais ostensiva a realização de churrascos nas residências e em chácaras, que estão proibidos. Não é o momento de fazer eventos, o momento é de nos resguardarmos e protegermos uns aos outros”, diz reforçando que novas medidas e mais rígidas poderão ser tomadas daqui a sete dias. “Supermercados, comércios, feiras, igrejas, academias e repartições públicas seguem como estão, pelo menos na próxima semana”.

TOQUE DE RECOLHER
A partir de segunda-feira, dia 22 de junho, será decretado o Toque de Recolher no município a partir das 22 horas até as 5 horas, diariamente. O decreto n° 271 determina multa de 5 Unidade Fiscal do Município (UFM), por pessoa que for flagrada pela fiscalização na rua depois das 22 horas.

Para fiscalizar e fazer valer o Toque de Recolher, o setor de fiscalização da Prefeitura contará com o apoio das polícias Militar e Civil que irão trabalhar em conjunto a partir de segunda-feira.

Trabalhadores dos estabelecimentos de saúde e segurança privada, trabalhadores das demais atividades consideradas essenciais que estiverem a caminho ou no retorno do trabalho, bem como quem estiver circulando para acessar ou prestar serviços na área da saúde, segurança, serviços públicos e serviços essenciais, estes, desde que comprovada a necessidade ou urgência não serão multados.

A secretária de Saúde, Deise Vernillo, ressaltou durante a coletiva de imprensa realizada na manhã desta quinta-feira, que a população não pode relaxar e deve evitar sair de casa. “Quem puder, por favor, fique em casa. E quem não puder que saia com máscaras, use o álcool em gel e não levem as crianças para a rua. Os casos tendem a aumentar. Estamos numa situação moderada e depende de cada um fazer sua parte e ajudar Mandaguari a passar por essa pandemia sem chegar ao nível extremo. Precisamos da união e compaixão de todos”.

De acordo com os dados da Secretaria de Saúde o vírus está circulante pela cidade, com casos positivos nas seguintes localidades: Centro, Esplanada, Boa Vista, Cristina, Oásis, Morumbi, Novo Horizonte, Delgado e Vila Vitória. Os pacientes são a maioria mulheres e a faixa etária predominante é entre 19 e 60 anos.

Disk – Denúncia de aglomeração (44) 98455 3828. Mandar foto da aglomeração ou print da tela da rede social da pessoa para servir como prova.

Veja Também

Vento dispara alarme do Banco do Brasil

Equipe policial foi acionada para dar apoio a equipe de segurança da empresa intersept,a qual ...