quarta-feira , 12 agosto 2020
Home / Destaque / Estratégias de combate ao coronavírus são definidas por Comissão de Enfrentamento à Doença

Estratégias de combate ao coronavírus são definidas por Comissão de Enfrentamento à Doença

Com uma estratégia de ação que evolui conforme às  necessidades da população, a administração municipal de Mandaguari está empenhada em melhorar, corrigir e adequar os métodos de combate ao coronavírus. A equipe da Saúde, que está na linha de frente de trabalho, conduz as iniciativas que passam pelo crivo da Comissão Municipal de Enfretamento do Coronavírus, formada por diversos segmentos profissionais.

A mais recente mudança é a forma de triagem e atendimento aos pacientes com sintomas da  doença, que são atendidos exclusivamente no Pronto de Atendimento Municipal (PAM)  em uma tenda criada para a triagem e o primeiro atendimento com o médico. A Unidade Básica de Saúde do Centro que também prestava esse atendimento parou de realizá-lo e está aberta para a população.

“A partir de agora quem sentir algum sintoma semelhante ao do coronavírus deve se dirigir apenas ao PAM. Como um dos procedimentos é o raio-x do tórax achamos melhor concentrar todo o atendimento no PAM  e evitar o deslocamento do paciente e o mínimo de contato com outras pessoas. A tenda exclusiva também oferece acesso de entrada a esses pacientes sem que precisem encontrar com outras pessoas que procuram outros atendimentos do PAM”, explica a secretária de Saúde, Deise Vernillo.

QUANDO PROCURAR O PAM


O PAM está referenciado para atendimentos aos pacientes com sintomas de Síndrome Gripal que apresentem quadro respiratório agudo, caracterizado por sensação febril ou febre acompanhada de tosse ou dor de garganta ou coriza ou dificuldade para respirar. “Essas pessoas devem buscar atendimento na tenda que está na área externa do PAM. É importante que só procurem o Pronto de Atendimento pessoas com sintomas de Covid-19 e casos de emergência. Os demais atendimentos são realizados nas Unidades Básicas de Saúde, diz diretora do PAM, Wanderleia Martins.

ISOLAMENTO DOMICILIAR
Pessoas com sintomas ou que tiveram contato com paciente positivo ao coronavírus  que foram atendidas e notificadas pela rede municipal de saúde são acompanhadas pela equipe de Atenção Básica e de Vigilância em Saúde. Diariamente elas são monitoradas através de um Call Center criado especialmente para o atendimento a esse público. Os pacientes são acompanhados por 14 dias, período de incubação do vírus, segundo a Organização Mundial de Saúde.

Por telefone a equipe  passa todas as orientações aos pacientes desde sua notificação no sistema municipal de saúde. “O objetivo desse acompanhamento diário é detectar precocemente se existe alguma alteração dos sintomas e se preciso fazer o encaminhamento rápido ao PAM é informado por nós sobre a chegada do paciente. Estamos à disposição para o que precisarem”, explica  a médica responsável pelo Call Center, Márcia Freitas Duarte dos Santos.

É fundamental que as pessoas respeitem o isolamento domiciliar e permaneçam em suas casas. “Temos recebido denúncias de vizinhos que relatam a saída desses pacientes e até festas nas residências. Isso não pode ocorrer, é crime e a pessoa pode ser processada por descumprir um decreto municipal e colocar em risco a vida dela e dos demais. Estamos atentos e se necessário contaremos com a ajuda da polícia para garantir a saúde dos mandaguarienses. Por tanto, fiquem em casa, usem máscaras e higienizem bem as mãos”, reforça o chefe da Vigilância, Adriano Borges

COMISSÃO
Foi criada a comissão municipal para enfrentamento do coronavírus ( Covid-19) que te, o objetivo acompanhar o enfrentamento do coronavírus e definir plano de ação, prevenção e contingência em resposta a pandemia, elaborar as ações preventivas sugerindo medidas de saúde necessárias para a prevenção, controle do contagio e o tratamento das pessoas afetadas. A comissão é composta por diferentes profissionais além do prefeito Romualdo Batista e o presidente da Câmara, Hudson Guimarães. Esse grupo se reúne semanalmente para avaliar os métodos e rever estratégas de combate à doença.

MEMBROS

Adenise Batista (secretária de educação)

Adriano Borges (médico veterinário)

Aline Salvador (procuradora jurídica)

Alyne Maragno (enfermeira)

Cristiane Toledo Pedrone (farmacêutica/bioquímica)

Deise Vernillo (secretária de saúde)

Hudson Guimarães (vereador)

Jerrynaldo Finetto (assessoria especial administrativa)

Jéssica Simões (diretora da proteção básica)

Josiane Carla Choida (coordenadora da divisão farmácia)

Kelli Nascimento (diretora de gestão de pessoas)

Leandro Oliveira (médico do Hospital Cristo Rei)

Mariana Endo (enfermeira)

Paulo Gomes de Lima (médico clínico geral)

Romualdo Batista (prefeito)

Vaine Michelan (secretária de governo)

Wanderleia Martins Medeiros (enfermeira – PAM)

Veja Também

Inscrições para PSS de médico plantonista terminam nesta terça-feira (11)

Nesta terça-feira dia 11 de agosto é o último prazo para médicos se inscreverem para ...