segunda-feira , 20 janeiro 2020
Home / Destaque / Nota de Esclarecimento

Nota de Esclarecimento

A Prefeitura Municipal de Mandaguari, por meio da Secretaria de Saúde, esclarece que o óbito por influenza da criança de 1 ano, moradora do município, ocorreu no Hospital Metropolitano de Sarandi devido a complicações decorrentes de uma pneumonia e imunodeficiência que a criança já apresentava. No primeiro laudo de óbito as causas da morte registradas pelo Hospital Metropolitano foram: lesão encefálica, sepitcemia, malformação no coração e Síndrome de Down.  Posteriormente foi acrescentado  a influenza por pneumonia também como fator de óbito em um segundo laudo, e seguindo o protocolo da Secretaria Estadual o óbito foi registrado para o município de residência da vítima.

A Secretaria de Saúde lamenta o falecimento da paciente de 1 e 7 meses, ocorrido no dia 16/11/2019, e informa  que a criança foi atendida no Pronto Atendimento Municipal de Mandaguari nos dias 11 e 12 de novembro, sendo transferida para o Hospital Cristo Rei e posteriormente para o Hospital Metropolitano onde acabou falecendo.

A paciente, que era cardiopata, chegou ao PAM, no dia 11/11 com queixa de febre e prostração (fraqueza) e recebeu atendimento seguido de exames de imagem e medicação, sendo orientada a retornar ao pronto atendimento caso os sintomas persistissem. No dia seguinte, 12/11, às 10h12, a paciente retornou com queixa de choro persistente, tosse e febre. Afebril no momento que chegou, foi avaliada pelo médico plantonista que solicitou exames laboratoriais e encaminhou para internamento no Hospital Cristo Rei, às 13h10 do mesmo dia, com diagnóstico de pneumonia.

Já no Hospital Cristo Rei houve piora no quadro e a criança foi encaminhada imediatamente para o Hospital Metropolitano  de Sarandi onde permaneceu internada até a data do óbito.

Veja Também

Agência do Trabalhador de Mandaguari divulga cerca de 40 vagas

Cerca de 40 vagas com carteira assinada nas mais versas funções estão sendo divulgadas nesta ...