segunda-feira , 20 janeiro 2020
Home / Destaque / Quantas vezes por dia escova os dentes? Atenção à saúde do seu coração

Quantas vezes por dia escova os dentes? Atenção à saúde do seu coração

O hábito também pode fazer bem para a manutenção de um coração saudável: a falta de higiene oral pode transportar bactérias

Lavar os dentes no mínimo três vezes ao dia protege o coração, aponta estudo. De acordo com os cientistas, as bactérias que são removidas durante a escovação aumentam os riscos de batimento cardíaco irregular e insuficiência cardíaca.Escovar os dentes não é importante apenas para a saúde da sua boca. Na verdade, o hábito também pode fazer bem para a manutenção de um coração saudável: a falta de higiene oral pode transportar bactérias para a corrente sanguínea, abrindo portas para o desenvolvimento de inflamações generalizadas no organismo. Essa condição aumenta o risco de batimento cardíaco irregular e insuficiência cardíaca — a capacidade do coração bombear sangue para o resto do corpo.

 

Um estudo publicado no European Journal of Preventive Cardiology examinou a conexão entre a higiene bucal e a ocorrência dessas duas condições. Para isso, foram analisados dados de mais de 160 mil participantes do Sistema Nacional de Seguro de Saúde da Coreia, com idades entre 40 e 79 anos, sem histórico de fibrilação atrial ou insuficiência cardíaca.

Os participantes foram submetidos a um exame médico de rotina entre 2003 e 2004, no qual foram recolhidas informações sobre altura, peso, exames laboratoriais, doenças, estilo de vida hábitos de higiene bucal.

Durante 10 anos e meio, ocorreram quase cinco mil (3%) casos de fibrilação atrial e quase oito mil (4,9%) episódios de insuficiência cardíaca. Os autores concluíram que lavar os dentes três ou mais vezes por dia foi associado a um risco 10% menor de frequência cardíaca irregular e a um risco 12% menor de insuficiência cardíaca.

No estudo, os investigadores afirmam que o resultado não foi influenciado por fatores como idade, sexo, condição socioeconómica, prática ou não de exercício físico regular, consumo de álcool ou índice de massa corporal.

A explicação é que a escovação reduz a proliferação de bactérias entre os dentes e as gengivas, impedindo que estas cheguem à corrente sanguínea – algo que já foi corroborado em estudos anteriores.

 

Veja Também

Agência do Trabalhador de Mandaguari divulga cerca de 40 vagas

Cerca de 40 vagas com carteira assinada nas mais versas funções estão sendo divulgadas nesta ...