quarta-feira , 12 agosto 2020
Home / Destaque / Suspensão do toque de recolher e abertura normal do comércio e bares

Suspensão do toque de recolher e abertura normal do comércio e bares

Novas medidas suspende o toque de recolher e retoma horário de atendimento de comércio e bares

Com a Taxa de Positividade do coronavírus abaixo de 20% há uma semana, Mandaguari vai retomando sua rotina habitual de horários de atendimento ao público em bares, lanchonetes e no comércio, além de suspender o
toque de recolher a partir de sexta-feira (31) .
O relaxamento de horário segue as medidas previstas no Risco Baixo que mantém todas as obrigatoriedades de prevenção ao vírus como uso de máscara, higienização e distanciamento social.
A partir de sexta-feira com o novo decreto em vigor o comércio está autorizado para abrir das 8 às 18 horas, de segunda a sexta-feira, e das 9 às 13 horas aos sábados. Os bares e lanchonetes também poderão seguir
o horário de funcionamento que consta no alvará de abertura expedido pela Prefeitura, porém seguindo às normas de proteção que incluem distanciamento das mesas que devem estar ocupadas por até 4 pessoas.
Permanece proibida a colocação de mesas nas calçadas e música ao vivo e telões.
Nas medidas inseridas no risco baixo a realização de eventos continua suspensa. “Estamos com nossa TP em 17.88%  hoje e abaixo de 20% há alguns dias por isso a Comissão de Enfrentamento ao Covid-19 decidiu flexibilizar mais alguns pontos como prevê nossa tabela.
Saímos do risco moderado para o baixo e o que muda é basicamente o horário de funcionamento do comércio e bares e a suspensão do toque de recolher”, explica a presidente da Comissão e secretária de Saúde, Deise Vernillo.
FISCALIZAÇÃO PARA MEDIDAS DE PROTEÇÃO
A nova tabela de risco libera alguns pontos porém mantém a obrigatoriedade, passível de multa, para quem descumprir as medidas de proteção.
O Risco Baixo é determinado pela Taxa de Positividade de 0 a 20%. As medidas de Distanciamento Social Seletivo são: redução da transmissibilidade (higienização de mãos, ambientes e uso de máscara); Distanciamento social no ambiente de trabalho; Distanciamento social e outras normas para pessoas acima de 60 anos, portadores de doenças
crônicas e menores de 12 anos;  Isolamento domiciliar de todos os sintomáticos e contatos domiciliares; Suspensão de eventos e atividades que promovam aglomeração; Aulas em escolas e universidades somente EAD.
O setor de fiscalização da Prefeitura continuará com os plantões diários e noturnos e agirá com rigor para que as normas sejam cumpridas.
Caso ocorra um aumento da Taxa de Positividade por alguns dias consecutivos  as medidas anteriores previstas no risco moderado voltam a valer.
“Temos que continuar nos cuidando e evitando sair de casa. Aos poucos vamos retomando a rotina, mas se houver necessidade as normas serão mais rígidas. Para que tudo volte “ao normal” é preciso a colaboração de cada
um que se puder deve ficar em casa e se sair que seja sempre com a máscara de proteção”, aconselha a secretária de Saúde.

Veja Também

Inscrições para PSS de médico plantonista terminam nesta terça-feira (11)

Nesta terça-feira dia 11 de agosto é o último prazo para médicos se inscreverem para ...