ÚLTIMA HORA NEWS

5 voos no aeroporto de Maringá são cancelados

Mesmo com ILS, chuva fina provocou o cancelamento de 5 voos

As companhias aéreas Gol e Azul, cancelaram cinco voos previstos para o Aeroporto de Maringá nas últimas horas, por conta da chuva. Uma sexta aeronave que decolou do Aeroporto de Guarulhos chegou a sobrevoar a cidade na noite de ontem (8), mas teve que retornar a São Paulo por falta de condições de pousar no aeroporto maringaense.

Os cancelamentos ocorreram poucas horas depois do prefeito Ulisses Maia comemorar em suas redes sociais, o bom funcionamento do ILS, sistema que permite pousos por instrumento. Durante a manhã de terça-feira, os voos programados foram realizados normalmente e isso foi comemorado por Ulisses em postagem simultânea com as redes sociais do vice-prefeito Edson Scabora. No início da noite, bastou chuviscar para os voos começarem a ser cancelados.

O primeiro voo cancelado foi da companhia Azul, que pousaria às 19h20 no aeroporto de Maringá vindo de Campinas. Como a aeronave não pousou em solo maringaense, a decolagem prevista para ocorrer às 20h05 para Campinas também foi cancelado pela empresa. Por volta das 22h40, um voo da Gol que vinha de Guarulhos tentou pousar em Maringá, mas teve que voltar ao aeroporto de origem. A aeronave Boeing 737 chegou a sobrevoar a cidade por cinco vezes, mas acabou retornando a São Paulo.

Durante a madrugada de hoje, mais um voo da Azul foi cancelado. A aeronave estava prevista para decolar de Campinas e pousar em Maringá às 0h35, mas o procedimento também foi cancelado pela companhia. Com isso, o voo que partiria de Maringá para Campinas às 06h05 também acabou cancelado pela Azul. Outro voo cancelado nesta manhã foi o da Gol, previsto para Guarulhos às 06h55.

ILS MAIS BARATO

A Prefeitura de Maringá anunciou em janeiro deste ano, o início de operação do ILS I do Aeroporto Silvio Name Junior. O sistema fornece informações eletrônicas que orientam os pilotos em operação com visibilidade reduzida. O modelo adquirido pelo município é o mais inferior do mercado.

De acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil, existem cinco tipos de ILS, sendo o mais simples o modelo ILS I, que conduz a aeronave até uma altura mínima de 60 metros sobre a cabeceira da pista (DH), requerendo uma visibilidade mínima de 800 metros. Além dele, existem os equipamentos ILS CAT II e ILS CAT III, com as versões IIIA, IIIB e IIIC, que são usados por grandes aeroportos e permitem operações sem limitações de altura ou de visibilidade mínima para pousos.

O QUE DIZ A PREFEITURA?

Questionada sobre a ineficiência dos equipamentos ILS do aeroporto, a Prefeitura de Maringá não se manifestou até o fechamento deste conteúdo.

COMEMORAÇÃO ANTECIPADA

Horas antes dos cancelamentos dos voos, o prefeito Ulisses Maia postou em suas redes sociais elogios ao sistema de ILS do aeroporto, que poucas horas mais tarde se mostrou ineficiente mesmo diante da fina chuva que caiu em Maringá.

 

 

 

Com Informações de Márcio Gomes

Equipe Pinga Fogo

PUBLICIDADES & PARCEIROS