ÚLTIMA HORA NEWS

Brasil não vai ter horário de verão em 2024

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, descartou nesta quarta-feira (16) a retomada do horário de verão ainda este ano.

Operador Nacional do Sistema Elétrico havia sugerido retomada da medida que mexeria  com relógio dos brasileiros

Comitê recomendou volta do horário de verão, que adianta relógios em alguns estados para dessincronizar pico do consumo de energia. Cenário de chuvas melhorou, diz Silveira.

“Nós hoje, na última reunião com o ONS [Operador Nacional do Setor Elétrico], chegamos à conclusão de que não há necessidade de decretação do horário de verão para este período, para este verão”, declarou Silveira.

Apesar da recomendação do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico ( CMSE), em setembro, a pasta avalia que houve melhora no cenário das chuvas e dos reservatórios de hidrelétricas, evitando o adiantamento dos relógios ainda em 2024.

  • Caso a medida fosse adotada ainda neste ano, haveria pouco tempo para que setores importantes da economia – como a aviação, por exemplo – adequassem suas operações.

O horário de verão costumava ser implementado entre outubro/novembro e fevereiro/março de cada ano.

Em setembro, o ONS havia estimado uma economia de R$ 400 milhões com o adiantamento dos relógios já em 2024. Se adotado a partir de 2026, a economia deve aumentar para R$ 1,8 bilhão por ano.

PUBLICIDADES & PARCEIROS