As geadas da semana passada no Paraná, algumas de intensidade forte, causaram uma piora nas condições de algumas culturas do Estado. Embora ainda sejam dados preliminares, milho e trigo podem ter perdas.
Os dados estão no Boletim de Conjuntura Agropecuária referente à semana de 26 de junho a 2 de julho.
Com relação à segunda safra de milho, as lavouras apresentavam 71% em condições boas, já nesta semana esse número diminuiu para 68%. Em condição mediana, o número permaneceu em 18%. Já em condição ruim passaram de 11% para 14%.
Nesta semana, 76% das lavouras atingiram a fase de maturação, possivelmente as colocando fora de risco em relação a futuras geadas. 26% se encontram na fase de frutificação, mais suscetíveis a novas geadas.
O trigo também apresentou uma piora nas lavouras desencadeada pelas geadas da última semana. A área plantada, que se encontrava 99% em condições boas e 1% médias na semana passada, passou para 84% boas, 9% médias e 7% em condições ruins.
Os prejuízos só poderão ser calculados quando as lavouras alcançarem a fase de frutificação. Nesta primeira quinzena de julho não há previsão de geada com potencial de danos ao trigo nos próximos dias.