Para cidades do litoral e Grande Curitiba são previstos temporais de até 100 milímetros, com risco de alagamentos, segundo o órgão.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de perigo potencial de chuvas intensas para todas as cidades do Paraná e um alerta de acumulado de chuva para as cidades da Região Metropolitana de Curitiba (RMC) e litoral nesta quinta-feira (13).
Para os 399 municípios do estado, o alerta é válido até às 11h de sexta-feira (14). Há previsão de chuvas de até 50 milímetros e ventos de até 60 quilômetros por hora.
Conforme Inmet, o risco para corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas é baixo.
Para a Grande Curitiba e litoral, o alerta é válido até às 23h desta quinta. São previstos temporais de até 100 milímetros, com risco de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamento de rios.
O alerta de perigo de acumulado de chuvas são para as seguintes cidades:
- Antonina
- Guaraqueçaba
- Guaratuba
- Matinhos
- Morretes
- Paranaguá
- Pontal do Paraná
- São José dos Pinhais
- Tijucas do Sul
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/l/a/FHkPQdRgu3vBCnHZ9vHg/captura-de-tela-2025-02-13-104250.png)
O que diz o Simepar
Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), um avanço de um sistema frontal pelo sul do país favorece a chance de chuva no estado.
As instabilidades ganham força a partir da tarde desta quinta, por isso, segundo o órgão, segue com temperaturas elevadas.
Na sexta-feira (14), o Simepar aponta que o tempo continua abafado e com chances de tempestades, com possibilidade de rajadas de ventos fortes que ocorrem de forma pontual.
Cuidados
Segundo o Inmet, a população deve tomar alguns cuidados:
- Em caso de rajadas de vento, não se abrigar debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas;
- Não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;
- Evitar usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada;
- Evitar enfrentar o mau tempo;
- Observar alteração nas encostas.
Para mais informações a orientação é que a população entre em contato com a Defesa Civil pelo telefone 199, ou com o Corpo de Bombeiros, pelo 193.