ÚLTIMA HORA NEWS

Inmet emite alertas de chuvas intensas

Para cidades do litoral e Grande Curitiba são previstos temporais de até 100 milímetros, com risco de alagamentos, segundo o órgão.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de perigo potencial de chuvas intensas para todas as cidades do Paraná e um alerta de acumulado de chuva para as cidades da Região Metropolitana de Curitiba (RMC) e litoral nesta quinta-feira (13).

Para os 399 municípios do estado, o alerta é válido até às 11h de sexta-feira (14). Há previsão de chuvas de até 50 milímetros e ventos de até 60 quilômetros por hora.

Conforme Inmet, o risco para corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas é baixo.

Para a Grande Curitiba e litoral, o alerta é válido até às 23h desta quinta. São previstos temporais de até 100 milímetros, com risco de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamento de rios.

O alerta de perigo de acumulado de chuvas são para as seguintes cidades:

  1. Antonina
  2. Guaraqueçaba
  3. Guaratuba
  4. Matinhos
  5. Morretes
  6. Paranaguá
  7. Pontal do Paraná
  8. São José dos Pinhais
  9. Tijucas do Sul

 

Inmet emite alertas de chuvas intensas para todo o Paraná, com mais intensidade no litoral e Grande Curitiba; veja previsão — Foto: Inmet

O que diz o Simepar

Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), um avanço de um sistema frontal pelo sul do país favorece a chance de chuva no estado.

As instabilidades ganham força a partir da tarde desta quinta, por isso, segundo o órgão, segue com temperaturas elevadas.

Na sexta-feira (14), o Simepar aponta que o tempo continua abafado e com chances de tempestades, com possibilidade de rajadas de ventos fortes que ocorrem de forma pontual.

Cuidados

Segundo o Inmet, a população deve tomar alguns cuidados:

  • Em caso de rajadas de vento, não se abrigar debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas;
  • Não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;
  • Evitar usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada;
  • Evitar enfrentar o mau tempo;
  • Observar alteração nas encostas.

 

Para mais informações a orientação é que a população entre em contato com a Defesa Civil pelo telefone 199, ou com o Corpo de Bombeiros, pelo 193.

 FONTE/CRÉDITOS: Portal G1

PUBLICIDADES & PARCEIROS