A expectativa é de concorrência acirrada e com retorno acima da média
O leilão do lote 4 de concessões de rodovias do Paraná – que inclui a PR-323 – acontece nesta quinta-feira (23) e atraiu quatro grupos interessados. Com isso, a expectativa é de concorrência acirrada e com retorno acima da média.
Isso é o que divulgaram dois dos principais sites de análises financeiras do Brasil: Valor Econômico e InfoMoney. Os grupos que entregaram propostas para o leilão do lote 4 foram: Motiva (ex-CCR), EPR, Pátria e Mota-Engil.
Os concorrentes se apresentaram na última segunda-feira (20) na entrega de propostas, que ocorreu na sede da B3 (a Bolsa de Valores brasileira). Aliás, o leilão do lote 4 acontecerá na B3, a partir das 14h de quinta. A licitação deve contar com a presença de representantes do Paraná, tais como integrantes da equipe do Governo Estadual, além do próprio governador Ratinho Junior. O Ministro dos Transportes, Renan Filho, também participará do leilão.
De acordo com o site Valor Econômico, o leilão do lote 4 segue o critério da concorrência por maior desconto sobre a tarifa básica de pedágio. O preço máximo está fixado em R$ 0,16788 por quilômetro. Se a oferta ultrapassar o deságio de 18%, o vencedor do leilão terá que fazer um aporte de recursos. O valor ficará vinculado ao projeto.
Este é o 4° lote da série de seis concessões que o Governo Federal promove em parceria com o Governo do Paraná. Os investimentos em mais de 3 mil quilômetros de estradas irão ultrapassar R$ 60 bilhões, ao longo de 30 anos de contrato. Dessa forma, esse se torna o maior programa de concessões rodoviárias da América Latina.
Expectativa pelos leilões das rodovias paranaenses
Na semana passada, OBemdito conversou com os secretários estaduais Guto Silva (das Cidades) e Sandro Alex (Infraestrutura e Logística). Eles falaram sobre a expectativa para os leilões (a licitação do lote 5 será na semana seguinte, no dia 30 de outubro). Confira aqui a reportagem.
De acordo com o Ministério dos Transportes, a concessão do lote 4 contempla um total de 627 quilômetros. O trecho passa por Umuarama, Guaíra, Maringá, Cornélio Procópio, Diamante do Norte e suas microrregiões.
Ele engloba as rodovias BR-272, BR-369, BR-376, PR-182, PR-272, PR-317, PR-323, PR-444, PR-862, PR-897 e PR-986. O investimento previsto em contrato, de R$ 18,17 bilhões, irá beneficiar 39 cidades e gerar 156 mil empregos.
As estradas receberão inúmeras melhorias, como duplicações, faixas adicionais, contornos e vias marginais. Além disso, estão previstos acessos, passarelas de pedestres e Pontos de Parada de Descanso (PPD) para caminhoneiros.

Concorrentes
Dos quatro grupos que apresentaram propostas nesta semana, três já arremataram outros lotes das concessões de rodovias do Paraná. “A gestora de investimentos Pátria (que arrematou o lote 1), a Motiva (operadora do lote 3) e a EPR (que conquistou dois lotes, 2 e 6)”, informou o Valor Econômico.
A novidade é a Mota-Engil, que congrega Portugal e China, e que venceu a Parceria Público-Privada (PPP) para a construção do túnel Santos-Guarujá.
Analistas acreditam que o leilão do lote 5 também terá quatro interessados. Guilherme Sampaio, diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), explicou que o mercado está aquecido e as empresas estão em busca de grandes investimentos. “Neste ano, vão haver mais cinco leilões da ANTT. [O apetite do mercado] Vai durar até 2026”, disse.
(Informações: OBemdito com Ministério dos Transportes, Valor Econômico e InfoMoney).






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