O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou nesta terça-feira (14) que o Brasil “está em condições de segurança energética” e descartou novamente a possibilidade de retomada do horário de verão.
A declaração foi dada em entrevista ao CanalGov após diversos Estados enfrentarem falhas no fornecimento de energia elétrica na madrugada. Segundo Silveira, o problema foi causado por um incêndio em uma subestação no Paraná.
De acordo com o Ministério de Minas e Energia, a falha começou à 0h32 com um incêndio no reator da Subestação de Bateias, na região metropolitana de Curitiba, desligando toda a unidade de 500 kV. A recomposição das cargas foi feita de maneira controlada e, até 1h30, a energia já havia sido restabelecida em quase todo o país. No Sul, a normalização ocorreu às 2h30.
O apagão afetou cerca de 10 mil megawatts de carga, atingindo os sistemas das regiões Norte, Nordeste, Sudeste, Centro-Oeste e Sul. Estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Minas Gerais, Ceará, Mato Grosso do Sul, Amazonas e Santa Catarina registraram oscilações ou interrupções totais que duraram de segundos a mais de uma hora.
Em São Paulo, a Enel informou que o corte automático de energia ocorreu por meio do Esquema Regional de Alívio de Carga (ERAC), utilizado para proteger o sistema elétrico em casos de instabilidade. A energia foi restabelecida em cerca de oito minutos, beneficiando 937 mil clientes.
No Amazonas, bairros de Manaus, Parintins e Itacoatiara também foram afetados. A concessionária informou que a interrupção, iniciada às 00h09, foi solucionada por volta das 00h25.
O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) marcou reunião com os principais agentes do setor para apurar as causas e deverá divulgar um relatório detalhado até sexta-feira.






Add Comment