ESPORTES

CBF divulga novo calendário de competições para 2026 e Paranaense terá novo formato

Arbitral da Federação Paranaense de Futebol ocorreu nesta quarta-feira em Ponta Grossa e o Maringá FC estará no Grupo A

O futebol brasileiro terá mudanças importantes a partir de 2026. Em live transmitida nesta quarta-feira, 1º de outubro, a CBF anunciou a redução dos campeonatos estaduais, no caso do Paranaense para 12 datas, além de alterações na Copa do Brasil, que passará a ter oito fases e final em jogo único. Outra novidade foi a criação da Copa Sul-Sudeste, que terá duas vagas por federação dessas regiões.

No período da tarde, em Ponta Grossa, a Federação Paranaense de Futebol realizou o Arbitral e definiu o formato do estadual. A competição será dividida em dois grupos. O Maringá FC, representado pelo vice-presidente de futebol Rafael Dacome e pelo gerente de futebol Maurício Trombetta, estará no Grupo A, ao lado de Athletico, Londrina, São Joseense, FC Cascavel e Foz do Iguaçu. O Grupo B terá Coritiba, Operário, Cianorte, Andraus, Azuriz e Galo.

Na primeira fase, os clubes se enfrentam em turno único, em jogos cruzados entre os grupos. Os quatro melhores de cada chave avançam para as quartas de final, enquanto os dois últimos disputarão um quadrangular do rebaixamento. As fases eliminatórias terão quartas de final, semifinal e final, todas em ida e volta, totalizando 12 partidas decisivas.

O Campeonato Paranaense de 2026 terá início em 7 de janeiro e término em 7 de março. Para Rafael Dacome, a fórmula adotada foi a mais adequada diante da redução de datas. “Estamos satisfeitos, pois diante das mudanças no calendário nacional acreditamos que essa seja a melhor fórmula. Além disso, o aumento das vagas para a Série D e a criação de novas competições ampliam as possibilidades de calendário para clubes que ainda buscam esse calendário completo. O Paranaense, mesmo mais curto, será atrativo ao torcedor e ao patrocinador, por ser competitivo desde a primeira rodada”, destacou o dirigente.

Apesar disso, Dacome manifestou insatisfação com a definição das vagas da Copa Sul-Sudeste. “Não achamos justo o critério adotado para a primeira edição da nova Copa Sul-sudeste. Acreditamos que a vaga deveria ser pelo estadual, ficando com o Operário, campeão e o Maringá, vice-campeão. A Copa FPF, que antes tinha como atrativo apenas a vaga na Copa do Brasil, onde já estamos garantidos, deixou de ser prioridade para nós, até porque estávamos também focados na Série C, e isso inviabilizou a busca pela classificação para essa nova competição”, completou.

Os clubes poderão inscrever atletas para o estadual até 6 de fevereiro, e a pré-temporada do Maringá FC terá início na segunda quinzena de novembro.

Por assessoria de imprensa

Add Comment

Click here to post a comment

PUBLICIDADES & PARCEIROS