Educação do futuro alia tecnologia e inovação à criatividade
Três em cada quatro pessoas se consideram criativas e 96% concordam que essa característica pode ajudar a transformar o mundo, com inovação e solução de problemas. É o que revela a pesquisa “Mapa da Criatividade”, publicada pela Faber-Castell Brasil em 2022. Em relação às habilidades para o futuro, junto das inovações tecnológicas, a criatividade aparece no levantamento como uma das três mais importantes, junto com aprendizado e resiliência.
Na Educação, a característica é predominante na Aprendizagem Criativa, que integra a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Essa abordagem pedagógica considera que a prática da curiosidade intelectual é uma das competências necessárias ao desenvolvimento dos estudantes, englobando aspectos de investigação, imaginação e criatividade para testar hipóteses e resolver problemas em diferentes campos.
Seguindo essas diretrizes, a tecnologia e a inovação podem ser aliadas importantes no ensino. Com funções pedagógicas e de inclusão digital, a Mesinha Digital Quinyx oferece mais de 500 atividades ludopedagógicas, personalizadas de acordo com a idade do usuário, permitindo o uso simultâneo e integrado de até seis crianças em interface touch screen.
“A Mesinha chama a atenção de nossos pacientes, desde crianças até idosos, que realizam de forma autônoma as atividades e intervenções didáticas programadas. Ganhamos muito em relação à aprendizagem criativa, unindo os conteúdos da Mesinha com nossa própria imaginação. Também usamos alguns jogos para tratamentos de estimulação cognitiva”, conta Simone Freitas, fundadora da Psicopedagogiando Pernambuco, empresa de materiais e cursos voltados para profissionais da Educação.
Os impactos da Mesinha Digital no ensino são significativos. “Ela promove a aprendizagem ativa, despertando a curiosidade dos alunos e possibilita a exploração de diferentes temas e habilidades. O aluno é estimulado por um universo de cores, sons e personagens que fornecem ferramentas para desenvolvimento dos aspectos motores, cognitivos, afetivos e sociais. Além disso, é possível repetir a atividade quantas vezes forem necessárias”, explica Liliane Fernanda Ferreira, diretora da B2G, distribuidora da marca Quinyx, que fornece produtos de tecnologia educacional.
Além disso, a Mesinha Digital proporciona um ambiente de estudo mais dinâmico, interativo e adaptado às necessidades de cada estudante. “Ela contribui para a melhoria do aprendizado, estimula a participação ativa dos alunos e amplia as possibilidades de ensino, resultando em uma experiência educacional mais eficaz e significativa. Funciona como reforço e ampliação dos conhecimentos aprendidos de modo sistematizado na escola. O equipamento dispõe de diversos recursos, que alcançam todas as fases da aprendizagem”, reforça a especialista.
Aprendizagem criativa
A perspectiva da aprendizagem criativa implica em uma ressignificação completa dos ambientes, relações e procedimentos pedagógicos na comunidade escolar. O mundo digital faz parte do cotidiano das crianças, sendo fundamental utilizar a tecnologia educacional como ferramenta de apoio no processo de construção do conhecimento. “Nesse contexto, a Mesinha Digital proporciona experiências de aprendizagem significativas para os estudantes, estimulando sua participação e fomentando a criatividade. As atividades disponíveis na plataforma possibilitam a exploração, o teste, a correção de erros e a construção coletiva do saber, seguindo um ciclo inspirador da Aprendizagem Criativa: imaginar, criar, brincar, compartilhar, refletir e voltar a imaginar.”
O uso pedagógico da tecnologia em sala de aula contribui para a melhoria na aprendizagem de conceitos matemáticos, desenvolvimento da alfabetização e leitura. Segundo a fonoaudióloga Maracelis Abilhoa, do Centro de Terapia Avançada de Curitiba, a Mesinha Digital é aliada no processo pedagógico, proporcionando uma experiência inovadora e contribuindo significativamente para o desenvolvimento dos estudantes. “Ela nos auxilia nas atividades de pintura, escuta, fala, leitura, música. Não existe pré-requisito, todos podem utilizá-la. Além de autistas, atendemos crianças com diversas características e atrasos neurológicos, todas são contempladas em seus processos de aprendizagem e criatividade. Nós usamos a tecnologia a nosso favor”, relata a profissional.
Os programas e diretrizes da Mesinha Digital Quinyx são definidos com base em princípios pedagógicos e curriculares estabelecidos para cada faixa etária. “A equipe responsável pela criação dos aplicativos trabalha em colaboração com educadores e especialistas multidisciplinares para garantir que o conteúdo seja relevante, adequado ao desenvolvimento infantil e alinhado aos objetivos educacionais. Consideramos as habilidades cognitivas, motoras, socioemocionais e de alfabetização em cada etapa do crescimento”, completa Liliane.