Fantasma conquista a taça, depois de 10 anos, ao vencer o Dogão nas penalidades
O Operário é o campeão do Campeonato Paranaense 2025, encerrando o jejum de 10 anos desde a última (e até então única conquista). Neste sábado, o Fantasma venceu nos pênaltis, o Maringá para ficar com a taça no Germano Krüger.
No tempo normal, os times ficaram no empate, por 1 a 1, com gols de Moraes, para o Dogão, e Mingotti, para o Alvinegro. Nas penalidades, brilhou a estrela do goleiro Elias, que defendeu a cobrança do zagueiro Ronald.
O time de Ponta Grossa, que fechou a primeira fase do estadual na liderança, chegou à final após passar por São Joseense, nas quartas de final, e Londrina, na semifinal, ambos também nos pênaltis.
Na decisão, Daniel Amorim, Neto Paraíba, Cristiano, Boschilia e Jean Lucas converteram as cobranças para o Fantasma, que contou com novamente a precisão de Elias para erguer o troféu do paranaense pela segunda vez.
O Maringá acumulou pela terceira vez, nas quatro últimas disputas, a segunda colocação no Campeonato Paranaense. O Dogão segue em busca a conquista inédita. No ano passado, o time perdeu para o Athletico, enquanto que em 2022 o algoz foi o Coritiba.
Os times olham, agora, para as disputas do Campeonato Brasileiro. O Operário está na Série B e enfrenta o Criciúma na sexta-feira, às 21h (de Brasília), no Heriberto Hülse, em Santa Catarina, pela primeira rodada.
O Maringá, que joga a Série C, volta a campo no dia 12 de abril para estrear diante do Guarani, no Brinco de Ouro, em Campinas. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) ainda não divulgou o horário da partida.
O jogo
O Operário sentiu muita dificuldade para evitar a pressão do Maringá. De forma individual, o Dogão dificultou as jogadas do Fantasma, mas também perdeu muitas oportunidades nas finalizações. Foram duas bolas no travessão até Moraes abrir o placar, aos 38 minutos. O artilheiro aproveitou o passe de Léo Ceará e deslocou o goleiro Elias. A reação do Fantasma foi rápida. Aos 42, em cobrança de pênalti Mingotti, acertou o canto direito do gol de Dheimison para empatar antes do intervalo.
Operário e Maringá não conseguiram manter a mesma intensidade do primeiro tempo. Foram raras as oportunidades de gol na etapa final, tanto que a disputa do título se desenhava mesmo para a disputa por pênaltis. Nos acréscimos, no entanto, Boschilia teve nos pés a oportuidade de decretar a conquista do Fantasma. O camisa 10 do time da casa aproveitou a falha da zaga do Dogão, mas finalizou mal e isolou por cima do gol.
Com Informações do GE